Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

PLANTIO DE MUDAS E CONCURSO MARCAM DIA DA ÁRVORE


PLANTIO DE MUDAS E CONCURSO MARCAM DIA DA ÁRVORE - Gente de Opinião 

Sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância das árvores e dos mananciais hídricos. Foi com esse propósito que a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, realizou o plantio de 1.283 mudas  nativas e frutíferas no entorno do igarapé de Nova Mutum Paraná e um concurso de desenho, redação e paródia nas escolas da região. Por meio do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela empresa, a ação envolveu alunos e professores locais, cooperados rurais e a comunidade em geral. A iniciativa aconteceu no dia 20 e fez alusão ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.

O plantio de mudas em Nova Mutum Paraná ocorre anualmente desde 2010. Neste ano, o tema “Plante e Cuide: nossa comunidade precisa desta energia pura”, teve o intuito de chamar a atenção para a responsabilidade de cada um no cuidado com o ambiente em que se vive. O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto, explica que o objetivo é promover entre a comunidade a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. “A ESBR entende que é de suma importância uma ação como esta, principalmente com o envolvimento da população, onde estamos promovendo a recuperação da área verde deste igarapé”, destaca.

A ação teve a parceria da Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU), que fez a doação de todas as mudas, além de equipe técnica para apoiar o plantio. Segundo o Gerente Geral da COOPPROJIRAU, Diego Solidera, a área a ser restaurada tem três hectares de extensão e o resultado do plantio poderá ser visto ao longo de um ano. “Ano que vem vamos realizar o evento novamente e teremos um comparativo desse trabalho. Durante esse período, a Cooperativa fará a manutenção junto com os seus colaborares retirando plantas indesejáveis e até mesmo implantando contorno contra queimadas, como aceiro, roçagem manual, entre outros”, detalha.

O Observatório Ambiental Jirau foi mais um parceiro que somou para o sucesso da iniciativa. De acordo com a Coordenadora de Campo do Programa de Educação Ambiental, Sirley Camacho, trazer mais verde para Nova Mutum Paraná e estimular a consciência ambiental é o foco principal do trabalho. Ao longo das edições, os resultados têm sido positivos junto à comunidade e meio ambiente. “Temos visto o interesse da comunidade em contribuir com o plantio de mudas em suas casas e na preservação dos canteiros. O tema dessa edição motiva todos a dar continuidade neste trabalho: plantar e cuidar”, enfatiza Sirley.

Já o Diretor da Escola Municipal Olympia Salvatori (Comunidade Jirau), José Rodrigo da Silva Rondon, conta que foi a primeira vez que os alunos participam da ação, mas já praticam essa ideia em Jirau. “Essa iniciativa só vem fomentar o trabalho sobre educação ambiental que realizamos com os alunos por meio do plantio de hortas”. Além desta escola, o Colégio Einstein de Nova Mutum Paraná também participou com os seus alunos.

Concurso de desenho, redação e paródia

As comemorações foram concluídas no dia 21, quando  os alunos do Colégio Einstein e crianças da Creche Encantos de Mutum participaram do concurso de desenho, redação e paródia voltado ao tema “Dia da Árvore”. Houve premiação e os autores dos trabalhos vencedores receberam jogos pedagógicos, bicicletas, entre vários outros prêmios patrocinados pela Energia Sustentável do Brasil.

 As paródias foram apresentadas ao vivo e emocionaram os pais e alunos que prestigiaram o evento, realizado na sede do Observatório Ambiental Jirau. O aluno do nono ano do Colégio Einstein, Gabriel Mota, ganhador do primeiro lugar na categoria paródia, conta que não encontrou dificuldade em escrever a letra da música, feita em parceria com uma amiga. “O tema já é muito discutido, por isso ficou mais fácil. Acredito que uma ação como esta é importante, pois estimula a conscientização, além de promover o talento dos alunos”, declara. Brincadeiras e distribuição de guloseimas também fizeram parte da programação. (Fonte: Ascom)

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat