Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

PLANTIO DE MUDAS E CONCURSO MARCAM DIA DA ÁRVORE


PLANTIO DE MUDAS E CONCURSO MARCAM DIA DA ÁRVORE - Gente de Opinião 

Sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância das árvores e dos mananciais hídricos. Foi com esse propósito que a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, realizou o plantio de 1.283 mudas  nativas e frutíferas no entorno do igarapé de Nova Mutum Paraná e um concurso de desenho, redação e paródia nas escolas da região. Por meio do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela empresa, a ação envolveu alunos e professores locais, cooperados rurais e a comunidade em geral. A iniciativa aconteceu no dia 20 e fez alusão ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro.

O plantio de mudas em Nova Mutum Paraná ocorre anualmente desde 2010. Neste ano, o tema “Plante e Cuide: nossa comunidade precisa desta energia pura”, teve o intuito de chamar a atenção para a responsabilidade de cada um no cuidado com o ambiente em que se vive. O Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da ESBR, Veríssimo Neto, explica que o objetivo é promover entre a comunidade a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. “A ESBR entende que é de suma importância uma ação como esta, principalmente com o envolvimento da população, onde estamos promovendo a recuperação da área verde deste igarapé”, destaca.

A ação teve a parceria da Cooperativa dos Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU), que fez a doação de todas as mudas, além de equipe técnica para apoiar o plantio. Segundo o Gerente Geral da COOPPROJIRAU, Diego Solidera, a área a ser restaurada tem três hectares de extensão e o resultado do plantio poderá ser visto ao longo de um ano. “Ano que vem vamos realizar o evento novamente e teremos um comparativo desse trabalho. Durante esse período, a Cooperativa fará a manutenção junto com os seus colaborares retirando plantas indesejáveis e até mesmo implantando contorno contra queimadas, como aceiro, roçagem manual, entre outros”, detalha.

O Observatório Ambiental Jirau foi mais um parceiro que somou para o sucesso da iniciativa. De acordo com a Coordenadora de Campo do Programa de Educação Ambiental, Sirley Camacho, trazer mais verde para Nova Mutum Paraná e estimular a consciência ambiental é o foco principal do trabalho. Ao longo das edições, os resultados têm sido positivos junto à comunidade e meio ambiente. “Temos visto o interesse da comunidade em contribuir com o plantio de mudas em suas casas e na preservação dos canteiros. O tema dessa edição motiva todos a dar continuidade neste trabalho: plantar e cuidar”, enfatiza Sirley.

Já o Diretor da Escola Municipal Olympia Salvatori (Comunidade Jirau), José Rodrigo da Silva Rondon, conta que foi a primeira vez que os alunos participam da ação, mas já praticam essa ideia em Jirau. “Essa iniciativa só vem fomentar o trabalho sobre educação ambiental que realizamos com os alunos por meio do plantio de hortas”. Além desta escola, o Colégio Einstein de Nova Mutum Paraná também participou com os seus alunos.

Concurso de desenho, redação e paródia

As comemorações foram concluídas no dia 21, quando  os alunos do Colégio Einstein e crianças da Creche Encantos de Mutum participaram do concurso de desenho, redação e paródia voltado ao tema “Dia da Árvore”. Houve premiação e os autores dos trabalhos vencedores receberam jogos pedagógicos, bicicletas, entre vários outros prêmios patrocinados pela Energia Sustentável do Brasil.

 As paródias foram apresentadas ao vivo e emocionaram os pais e alunos que prestigiaram o evento, realizado na sede do Observatório Ambiental Jirau. O aluno do nono ano do Colégio Einstein, Gabriel Mota, ganhador do primeiro lugar na categoria paródia, conta que não encontrou dificuldade em escrever a letra da música, feita em parceria com uma amiga. “O tema já é muito discutido, por isso ficou mais fácil. Acredito que uma ação como esta é importante, pois estimula a conscientização, além de promover o talento dos alunos”, declara. Brincadeiras e distribuição de guloseimas também fizeram parte da programação. (Fonte: Ascom)

Gente de OpiniãoSábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho para reforçar o combate às queimadas

Governador Marcos Rocha firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho para reforçar o combate às queimadas

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio

Iniciativa reúne MPRO, Visão Mundial, Instituto Água Sustentável, Unicef e outros parceiros para alinhar ações e garantir água potável para comunidades ribeirinhas de Porto Velho

Iniciativa reúne MPRO, Visão Mundial, Instituto Água Sustentável, Unicef e outros parceiros para alinhar ações e garantir água potável para comunidades ribeirinhas de Porto Velho

Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de

Governador Marcos Rocha potencializa ações contra queimadas e evidencia compromisso ambiental de Rondônia

Governador Marcos Rocha potencializa ações contra queimadas e evidencia compromisso ambiental de Rondônia

Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse

ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas

ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas

O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir

Gente de Opinião Sábado, 12 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)