Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Parque Estadual Corumbiara é tema de documentário


Parque Estadual Corumbiara é tema de documentário - Gente de Opinião
O vídeo-documentário expõe três assuntos para a sustentabilidade da natureza; fiscalização, preservação e conservação que são narrados pelos os personagens do Parque, os moradores, estudantes, pescadores e pesquisadores em um cenário de transição entre os cerrados, a floresta amazônica e o Pantanal Matogrossense.  

Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - Sedam o filme tem duração de 20 minutos e foi patrocínio pelo Arpa (Área Protegidas da Amazônia). Programa que pretende proteger 50 milhões de hectares de florestas na Amazônia até 2012.  O Parque de Corumbiara é umas das três Unidades de Conservação do Estado incluído no Programa Arpa, junto com Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos e o Parque Estadual Guajará-Mirim.  

O Parque Corumbiara é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, com uma área de 424.239, 11 hectares. Situado nos municípios de Pimenteiras do Oeste, Cerejeiras, Alto Alegre dos Parecis e Alta Floresta do Oeste, ao sul do Estado de Rondônia.

A riqueza do Parque Estadual é estimada em espécies animais, aproximadamente, 173 tipos de aves, 57 de mamíferos, e 20 de répteis. Ainda foram encontradas 26 espécies consideradas raras, vulneráveis ou ameaçadas de extinção, como; o macaco barrigudo (Lagothrix lagoricha), o cuxiú (Albinasus) e o quatá (Ateles chamek). 

Fonte: DECOM 

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)