Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant


Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant - Gente de Opinião

Para celebrar o “Dia C”, o Dia Internacional do Cooperativismo, no último sábado (7), um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperativo de Crédito - CrediSIS, em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná.

“Há muitos que arrancam as mudas nesses locais públicos. Esperamos que estas pessoas se sensibilizem ao ver que cada criança se esforçou no plantio e ajudem a preservar o local. É uma ação simples que rende frutos duradouros”, salientou o vice-presidente do CrediSIS, Otelo Castellani.

As crianças escreveram o nome em placas junto às mudas. A criatividade também envolveu vários desenhos e frases referentes à proteção do meio ambiente. Acompanhando e orientando a ação estavam, além do vice-presidente, o diretor do CrediSIS, Everaldo Oliveira, o presidente da CrediSIS JiCred, Sérgio Milani, o diretor de Negócios da CrediSIS JiCred, Arlindo Butzke, professores e funcionários da Fundação JiCred e pela coordenadora de Educação Ambiental da Semeia, Poliana Rocha. Leandro Oliveira, o mestre de obras da empresa CRV Construtora, responsável pela obra no Parque Ecológico, também fez presença, para que não houvesse divergências no projeto original.

“Precisamos começar a fomentar desde cedo esta consciência ambiental”, explicou Everaldo Oliveira, enquanto ajudava o aluno Adryan Léopoldino, de 11 anos a enterrar sua muda.

Para Sérgio Milani “a preocupação com o meio ambiente é constante, por isso estas ações precisam ser multiplicadas”.

A iniciativa abrangeu crianças que nunca tinham visitado o Parque Ecológico. Ao ganhar árvores com o nome, ainda houve a oportunidade de fazer trilha pelo local e um piquenique. O resultado da ação pode ser resumido pelas palavras de Joyce da Silva, de 10 anos: “A gente protege estas plantas hoje e amanhã elas vão ser como os pais e mães de todos nós”.

DOAÇÃO

Na campanha pelo Dia do Cooperativismo, o sistema CrediSIS também envolveu os colaboradores para arrecadar alimentos e doar à Fundação JiCred. A entrega estava prevista para as 15 horas desta segunda-feira.

A Fundação JiCred atende 270 crianças em vulnerabilidade social. A diretora Executiva, Angelita Barbosa, agradeceu pelo apoio. “Nossos alunos precisam de ações como esta. Nós damos assistência cultural, esportiva e escolar, mas apenas o trabalho dentro da Fundação, não é suficiente. É preciso elevar o desenvolvimento deles, para terem autonomia dentro e fora da Fundação. Ter mais apoio, significa também expandir nossos serviços e atender mais crianças”, explicou.

Mais Sobre Meio Ambiente

Veículos e drones são entregues para promover o licenciamento rural e combater crimes ambientais em Rondônia

Veículos e drones são entregues para promover o licenciamento rural e combater crimes ambientais em Rondônia

Para promover o licenciamento rural e combater os crimes ambientais, com monitoramento e controle das reservas florestais, o Governo de Rondônia e

O Programa "Tatiana de Carvalho" de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade da Amazônia tem prazo de inscrição

O Programa "Tatiana de Carvalho" de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade da Amazônia tem prazo de inscrição

O Greenpeace Brasil lança hoje um edital para concessão de bolsas de mestrado e apoio para trabalho de campo para estudantes de pós-graduação com proj

Secretaria de Meio Ambiente arboriza avenidas em Vilhena com mudas de ipê e oiti

Secretaria de Meio Ambiente arboriza avenidas em Vilhena com mudas de ipê e oiti

Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) entraram 2020 trabalhando na execução do projeto de arborização e reposição de árvores cor