Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant


Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant - Gente de Opinião

Para celebrar o “Dia C”, o Dia Internacional do Cooperativismo, no último sábado (7), um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperativo de Crédito - CrediSIS, em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná.

“Há muitos que arrancam as mudas nesses locais públicos. Esperamos que estas pessoas se sensibilizem ao ver que cada criança se esforçou no plantio e ajudem a preservar o local. É uma ação simples que rende frutos duradouros”, salientou o vice-presidente do CrediSIS, Otelo Castellani.

As crianças escreveram o nome em placas junto às mudas. A criatividade também envolveu vários desenhos e frases referentes à proteção do meio ambiente. Acompanhando e orientando a ação estavam, além do vice-presidente, o diretor do CrediSIS, Everaldo Oliveira, o presidente da CrediSIS JiCred, Sérgio Milani, o diretor de Negócios da CrediSIS JiCred, Arlindo Butzke, professores e funcionários da Fundação JiCred e pela coordenadora de Educação Ambiental da Semeia, Poliana Rocha. Leandro Oliveira, o mestre de obras da empresa CRV Construtora, responsável pela obra no Parque Ecológico, também fez presença, para que não houvesse divergências no projeto original.

“Precisamos começar a fomentar desde cedo esta consciência ambiental”, explicou Everaldo Oliveira, enquanto ajudava o aluno Adryan Léopoldino, de 11 anos a enterrar sua muda.

Para Sérgio Milani “a preocupação com o meio ambiente é constante, por isso estas ações precisam ser multiplicadas”.

A iniciativa abrangeu crianças que nunca tinham visitado o Parque Ecológico. Ao ganhar árvores com o nome, ainda houve a oportunidade de fazer trilha pelo local e um piquenique. O resultado da ação pode ser resumido pelas palavras de Joyce da Silva, de 10 anos: “A gente protege estas plantas hoje e amanhã elas vão ser como os pais e mães de todos nós”.

DOAÇÃO

Na campanha pelo Dia do Cooperativismo, o sistema CrediSIS também envolveu os colaboradores para arrecadar alimentos e doar à Fundação JiCred. A entrega estava prevista para as 15 horas desta segunda-feira.

A Fundação JiCred atende 270 crianças em vulnerabilidade social. A diretora Executiva, Angelita Barbosa, agradeceu pelo apoio. “Nossos alunos precisam de ações como esta. Nós damos assistência cultural, esportiva e escolar, mas apenas o trabalho dentro da Fundação, não é suficiente. É preciso elevar o desenvolvimento deles, para terem autonomia dentro e fora da Fundação. Ter mais apoio, significa também expandir nossos serviços e atender mais crianças”, explicou.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)