Segunda-feira, 9 de julho de 2018 - 18h03

Para celebrar o “Dia C”, o Dia Internacional do Cooperativismo, no último sábado (7), um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperativo de Crédito - CrediSIS, em parceria com a Prefeitura de Ji-Paraná.
“Há muitos que arrancam as mudas nesses locais públicos. Esperamos que estas pessoas se sensibilizem ao ver que cada criança se esforçou no plantio e ajudem a preservar o local. É uma ação simples que rende frutos duradouros”, salientou o vice-presidente do CrediSIS, Otelo Castellani.
As crianças escreveram o nome em placas junto às mudas. A criatividade também envolveu vários desenhos e frases referentes à proteção do meio ambiente. Acompanhando e orientando a ação estavam, além do vice-presidente, o diretor do CrediSIS, Everaldo Oliveira, o presidente da CrediSIS JiCred, Sérgio Milani, o diretor de Negócios da CrediSIS JiCred, Arlindo Butzke, professores e funcionários da Fundação JiCred e pela coordenadora de Educação Ambiental da Semeia, Poliana Rocha. Leandro Oliveira, o mestre de obras da empresa CRV Construtora, responsável pela obra no Parque Ecológico, também fez presença, para que não houvesse divergências no projeto original.
“Precisamos começar a fomentar desde cedo esta consciência ambiental”, explicou Everaldo Oliveira, enquanto ajudava o aluno Adryan Léopoldino, de 11 anos a enterrar sua muda.
Para Sérgio Milani “a preocupação com o meio ambiente é constante, por isso estas ações precisam ser multiplicadas”.
A iniciativa abrangeu crianças que nunca tinham visitado o Parque Ecológico. Ao ganhar árvores com o nome, ainda houve a oportunidade de fazer trilha pelo local e um piquenique. O resultado da ação pode ser resumido pelas palavras de Joyce da Silva, de 10 anos: “A gente protege estas plantas hoje e amanhã elas vão ser como os pais e mães de todos nós”.
DOAÇÃO
Na campanha pelo Dia do Cooperativismo, o sistema CrediSIS também envolveu os colaboradores para arrecadar alimentos e doar à Fundação JiCred. A entrega estava prevista para as 15 horas desta segunda-feira.
A Fundação JiCred atende 270 crianças em vulnerabilidade social. A diretora Executiva, Angelita Barbosa, agradeceu pelo apoio. “Nossos alunos precisam de ações como esta. Nós damos assistência cultural, esportiva e escolar, mas apenas o trabalho dentro da Fundação, não é suficiente. É preciso elevar o desenvolvimento deles, para terem autonomia dentro e fora da Fundação. Ter mais apoio, significa também expandir nossos serviços e atender mais crianças”, explicou.
Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia
Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor

A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid
Domingo, 18 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)