Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

PANOBIANCO: Umidade cai e sensação térmica chega a 2°C em Rondônia



Após a passagem de uma frente fria, o ar polar diminuiu consideravelmente os valores de umidade relativa do ar facilitando uma queda brusca das temperaturas em boa parte do Estado. Novos recordes poderão ser quebrados até quinta-feira.

Daniel Panobianco - O segundo evento de friagem no sul da Amazônia em 2010 ganhou impulso nesta terça-feira (11) com a queda acentuada dos valores de umidade relativa do ar presentes na atmosfera. A queda das temperaturas, que teve inicio no domingo à noite, deve perdurar até a próxima quinta-feira (13), com noites, madrugadas e manhãs de temperaturas bem abaixo do normal.

E mais uma vez, pelo segundo dia consecutivo, Vilhena no sul rondoniense amanheceu gelada. De acordo com dados de uma estação automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura observada entre às 6 e 7 horas (local) foi de apenas um dígito, 11,7°C.

A falta de umidade na atmosfera provoca a chamada "perda radioativa", que é todo o calor do sol acumulado na superfície da terra liberado rapidamente pelo ar mais seco fazendo com que o ponto de orvalho caia rapidamente, e, consequentemente, as temperaturas também.

Um exemplo pode ser verificado na temperatura de 12,6°C em Vilhena na segunda-feira, quando no mesmo horário, a umidade relativa era de 82% e hoje, com 11,7°C, a umidade desceu para 67%, apenas.

Outro fator de destaque foi a sensação térmica sentida pelos vilhenenses. Com 11,7°C e vento de 31,3 km/h, a sensação no mesmo horário chegou a apenas 2°C.

As outras três estações automáticas do INMET em Rondônia acusaram para mínima de 17,3°C em Porto Velho, 15,6°C, em Ariquemes e 14,4°C em Cacoal.

Como o ar deve ficar mais seco ainda nas próximas 48 horas e o ar polar ainda deverá marcar presença no sul da Amazônia, o recorde da menor temperatura do ano em toda a Região Norte poderá ser quebrado mais uma vez.

Vilhena é a cidade mais fria de toda a Região Norte do Brasil. Em 2009, a menor temperatura foi registrada no dia 25 de julho, com apenas 8,9°C, durante a oitava friagem do ano.

Já em outra estação, a convencional, pertencente a REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica), detém a menor temperatura em Vilhena de apenas 3,4°C registrada em 19 de julho de 1975, quando o Brasil foi surpreendido por uma das mais intensas ondas de frio de que se tem registro.

Dados: INMET - REDEMET
(Fonte: De olho no tempo)

Gente de OpiniãoSábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Gente de Opinião Sábado, 10 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)