Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

PANOBIANCO: Umidade cai e sensação térmica chega a 2°C em Rondônia



Após a passagem de uma frente fria, o ar polar diminuiu consideravelmente os valores de umidade relativa do ar facilitando uma queda brusca das temperaturas em boa parte do Estado. Novos recordes poderão ser quebrados até quinta-feira.

Daniel Panobianco - O segundo evento de friagem no sul da Amazônia em 2010 ganhou impulso nesta terça-feira (11) com a queda acentuada dos valores de umidade relativa do ar presentes na atmosfera. A queda das temperaturas, que teve inicio no domingo à noite, deve perdurar até a próxima quinta-feira (13), com noites, madrugadas e manhãs de temperaturas bem abaixo do normal.

E mais uma vez, pelo segundo dia consecutivo, Vilhena no sul rondoniense amanheceu gelada. De acordo com dados de uma estação automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura observada entre às 6 e 7 horas (local) foi de apenas um dígito, 11,7°C.

A falta de umidade na atmosfera provoca a chamada "perda radioativa", que é todo o calor do sol acumulado na superfície da terra liberado rapidamente pelo ar mais seco fazendo com que o ponto de orvalho caia rapidamente, e, consequentemente, as temperaturas também.

Um exemplo pode ser verificado na temperatura de 12,6°C em Vilhena na segunda-feira, quando no mesmo horário, a umidade relativa era de 82% e hoje, com 11,7°C, a umidade desceu para 67%, apenas.

Outro fator de destaque foi a sensação térmica sentida pelos vilhenenses. Com 11,7°C e vento de 31,3 km/h, a sensação no mesmo horário chegou a apenas 2°C.

As outras três estações automáticas do INMET em Rondônia acusaram para mínima de 17,3°C em Porto Velho, 15,6°C, em Ariquemes e 14,4°C em Cacoal.

Como o ar deve ficar mais seco ainda nas próximas 48 horas e o ar polar ainda deverá marcar presença no sul da Amazônia, o recorde da menor temperatura do ano em toda a Região Norte poderá ser quebrado mais uma vez.

Vilhena é a cidade mais fria de toda a Região Norte do Brasil. Em 2009, a menor temperatura foi registrada no dia 25 de julho, com apenas 8,9°C, durante a oitava friagem do ano.

Já em outra estação, a convencional, pertencente a REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica), detém a menor temperatura em Vilhena de apenas 3,4°C registrada em 19 de julho de 1975, quando o Brasil foi surpreendido por uma das mais intensas ondas de frio de que se tem registro.

Dados: INMET - REDEMET
(Fonte: De olho no tempo)

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pesquisa estuda folha da Amazônia para substituição do mercúrio na extração de ouro

Pau-de-balsa é uma espécie florestal nativa da Amazônia e já é utilizada de forma artesanal na Colômbia para extração de ouro.Agora, cinco instituiçõ

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)