Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

PANOBIANCO: Onda de frio supera expectativas!


 

A nova onda de frio, prevista há mais de duas semanas pelos modelos numéricos e dispersada com cautela pelos institutos de meteorologia superou qualquer prognóstico já neste domingo (30/05) em parte da Argentina e do Chile. Nos dois países, a previsão para hoje era de mínima de -2°C ao norte, mas dados de METAR em La Quiaca, que fica na divisa com a Bolívia, indicaram, às 7 horas (horário local), temperatura mínima de -9°C e temperatura do ponto de orvalho de -19°C.

A frente fria avança muito rápido pelo interior do continente espalhando muita nebulosidade já até a metade sul da Bolívia, ou seja, o sistema frontal nem entrou direito no Rio Grande do Sul e até o final da tarde de hoje já estará atuando no oeste de Mato Grosso e sul de Rondônia.

Chama a atenção a previsão de mínimas muito baixas nesta terça-feira (01/06) no Sul do Brasil, com valores negativos nas áreas mais elevadas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Há risco de geada na Região Metropolitana de Curitiba. Deve gear também em parte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo (Vale do Paranapanema).

No mesmo dia, a temperatura máxima, não deverá passar dos 15°C no interior paulista e em Mato Grosso do Sul; Será um dia congelante em muitos municípios.

A friagem, a quarta do ano, atinge Rondônia, Acre, sul do Amazonas e as demais áreas de Mato Grosso também causando queda acentuada das temperaturas, pelo menos até quarta-feira (02/06).

Para quem gosta de frio, uma boa notícia... Para quem não aguenta mais as baixas temperaturas, se prepare! Em menos de uma semana, mais duas ondas de frio irão derrubar mais uma vez as temperaturas no centro-sul brasileiro. A Copa do Mundo de 2010 para muito gaúcho, catarinense, paranaense, paulista e sul-mato-grossense começará a ser assistida debaixo de um grosso cobertor!


Acompanhe pelo nosso Twitter todos os dados de METAR dos aeroportos na América do Sul clicando (aqui); E não deixe de conferir as previsões dos modelos, fóruns de debate e registro de temperaturas nas cidades em nossa comunidade no Orkut, "Ondas de Frio" clicando (aqui).

Fonte: De olho no tempo

 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat