Quarta-feira, 12 de maio de 2010 - 09h29
Daniel Panobianco - Pelo quarto dia consecutivo, o fenômeno da friagem - resfriamento no sul da Amazônia - provocou novos recordes de temperatura mínima em Rondônia.
O amanhecer foi mais uma vez muito gelado em Vilhena, onde a estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou entre as 6 e 7 horas (local), 11,8°C. O vento, que atingiu 35,2 km/h gerou sensação térmica muito baixa, de apenas 1°C na cidade. A menor temperatura de 2010 foi registrada ontem (11), com 11,7°C.
Em 2009 durante a oitava friagem do ano, a mínima na mesma estação chegou a 8,9°C em 25 de julho.
Outra estação e em operação desde 1973 na cidade, a convencional da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica), no aeroporto "Brigadeiro Camarão", registrou mínima de 11°C no mesmo horário.
Nas demais estações automáticas do INMET no Estado, a mínima foi de 14,9°C em Ariquemes, 12,6°C, em Cacoal e 15,6°C em Porto Velho, todas muito abaixo do previsto pelos centros de pesquisas locais, que sinalizavam, inclusive, temperaturas elevada já na terça-feira (11).
Na fronteira oeste, divisa com a Bolívia, uma estação convencional pertencente à REDEMET no aeroporto de Guajará-Mirim registrou temperatura mínima de 13°C logo ao amanhecer. Em Ji-Paraná, uma estação tipo PCD (Plataforma de Coleta de Dados) aferiu para mínima de 12,5°C. Em todas as estações consultadas, exceto a de Vilhena, estes foram os menores valores de temperatura observados em 2010 em Rondônia. A friagem continua até amanhã, onde mais uma vez, a madrugada e o amanhecer deverão ser bastante frios.
Dados: INMET - CPTEC/INPE – REDEMET
(Fonte: De olho no tempo)
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)