Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

PANOBIANCO: Friagem mantém temperatura baixa em Rondônia


Daniel Panobianco - Pelo quarto dia consecutivo, o fenômeno da friagem - resfriamento no sul da Amazônia - provocou novos recordes de temperatura mínima em Rondônia.

O amanhecer foi mais uma vez muito gelado em Vilhena, onde a estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou entre as 6 e 7 horas (local), 11,8°C. O vento, que atingiu 35,2 km/h gerou sensação térmica muito baixa, de apenas 1°C na cidade. A menor temperatura de 2010 foi registrada ontem (11), com 11,7°C.

Em 2009 durante a oitava friagem do ano, a mínima na mesma estação chegou a 8,9°C em 25 de julho.
Outra estação e em operação desde 1973 na cidade, a convencional da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica), no aeroporto "Brigadeiro Camarão", registrou mínima de 11°C no mesmo horário.

Nas demais estações automáticas do INMET no Estado, a mínima foi de 14,9°C em Ariquemes, 12,6°C, em Cacoal e 15,6°C em Porto Velho, todas muito abaixo do previsto pelos centros de pesquisas locais, que sinalizavam, inclusive, temperaturas elevada já na terça-feira (11).

Na fronteira oeste, divisa com a Bolívia, uma estação convencional pertencente à REDEMET no aeroporto de Guajará-Mirim registrou temperatura mínima de 13°C logo ao amanhecer. Em Ji-Paraná, uma estação tipo PCD (Plataforma de Coleta de Dados) aferiu para mínima de 12,5°C. Em todas as estações consultadas, exceto a de Vilhena, estes foram os menores valores de temperatura observados em 2010 em Rondônia. A friagem continua até amanhã, onde mais uma vez, a madrugada e o amanhecer deverão ser bastante frios.


Dados: INMET - CPTEC/INPE – REDEMET
(Fonte: De olho no tempo)

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat