Quarta-feira, 4 de maio de 2011 - 14h29
Após participar das reuniões da bancada do PT ontem à noite (3) e hoje (4), o deputado federal Padre Ton disse que apóia a aprovação do requerimento de urgência na votação do Código Florestal, “matéria importante para a agricultura e meio ambiente do Brasil” e que tem 90% de concordância com o relator, deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP).
“Alguns sites de Rondônia disseram que eu não concordo com a reforma do Código. Não é verdade. Sempre defendi mudanças no Código, legislação antiga e que precisa mesmo ser atualizada. Acontece que a agricultura familiar precisa ser contemplada de forma diferenciada do grande produtor. Há pontos que a bancada do PT está discutindo com o governo e com o relator, como por exemplo o fato de o deputado ter desobrigado as propriedades de até quatro módulos terem a Reserva Legal”, disse.
Padre Ton, que tem debatido a reforma do Código Florestal em Rondônia, reafirma que ao pequeno produtor é preciso oferecer crédito desburocratizado, averbação da reserva de forma simplificada e assistência técnica para ter alternativa de produção de forma que agrida menos o meio ambiente.
Aldo Rebelo tem conversado com o governo e a bancada petista na Câmara mas ainda não acatou integralmente as propostas discutidas, a exemplo da manutenção da Reserva Legal para pequenas propriedades.
Na reunião de ontem, no plenário 3 da Câmara dos Deputados, os parlamentares do PT debateram as mudanças feitas por Rebelo com os ministros Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), Isabela Teixeira (Meio Ambiente) e Wagner Rossi (Agricultura) e aprovaram o encaminhamento de urgência para a proposta, diante do compromisso do relator da reforma em acatar as sugestões do governo.
Fonte: Mara Paraguassu
Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
O Crea-RO e a WR Ambiental apresentaram ao prefeito de Porto Velho um projeto sustentável voltado à coleta de resíduos recicláveis durante eventos d

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista
O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho realizou reunião nesta sexta-feira (6), para dar andamento a criação do Comitê de Crise Hídrica e Monitoramento de Event
Quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)