Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Operação da PF combate crimes ambientais em parque nacional no norte do país



Alex Rodrigues
Agência Brasil
 

 Brasília - Cerca de 30 policiais federais e 250 militares do Exército estão há nove dias em missão no interior do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, situado no extremo norte do país, na divisa com a Guiana Francesa. O objetivo é coibir a prática de crimes ambientais e de delitos como a prática da garimpagem ilegal.

Prevista para terminar amanhã (26), a Operação Simbiose tem também participação de agentes da Receita Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes.

Segundo nota divulgada ontem (25) pela Polícia Federal (PF), já foram feitas buscas em duas comunidades localizadas no interior do parque nacional, que tem cerca de 4 milhões de hectares nos estados do Amapá e do Pará. De acordo com a PF, as comunidades de Ilha Bela e Vila Brasil, no Amapá, serviam de base de apoio para os garimpos existentes na região. Na operação, foi apreendido farto material que abastecia esses garimpos.  

Na comunidade de Ilha Bela, fincada em meio à área de preservação federal, foram apreendidas armas, rádios comunicadores, 1.200 litros de óleo diesel e baterias. Já ao longo do Rio Oiapoque, onde os agentes realizam patrulhamento ostensivo, foram retidos motores de popa e dois jet-skis cujos donos não apresentaram os documentos de propriedade.

Mais armas e material para garimpagem foram apreendidos em áreas de extração ilegal que funcionavam no interior do parque. Barreiras foram montadas em estradas da região do município de Calçoene, no Amapá, com o objetivo de combater o contrabando de mercadorias.
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

TCE de Rondônia cobra ações do Estado para evitar nova crise de queimadas em 2025

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) reuniu, nesta sexta-feira (2/5), autoridades estaduais para cobrar ações concretas e coordenadas

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

Viveiro Municipal de Porto Velho amplia doações e distribuição de mudas em 2025

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Departamento de Proteção e Co

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

Presidente da FIERO participa da estreia do programa “Fala Indústria” promovido pela CNI

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta terça-feira, 15, da estreia do programa Fala

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Rio Madeira está a mais de 1,5 metro da sua normalidade para o ano

Neste sábado (12), o rio Madeira registrou a cota de 16,76 metros, se mantendo estável nas últimas 24 horas. De acordo com o Boletim de Monitorament

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)