Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Oficina no Sipam abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Rondônia



Com uma Oficina para Utilização de GPS, o Sistema de Proteção da Amazônia inaugurou nesta segunda-feira (20) as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Rondônia, que ocorre de 19 a 25 de outubro, com atividades simultâneas em todo o país. O curso de dois dias foi destinado a alunos e bolsistas da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e servidores do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Ministério Público do Trabalho e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgãos parceiros do Sipam. A intenção foi promover a difusão da tecnologia para aprimoramento de estudos em campo realizados no estado, proposta que vai ao encontro dos objetivos da Semana.

A oficina foi apenas o início das mais de quatro mil atividades previstas para a semana em Rondônia, que irão culminar no Seminário “A Atividade Científica e o Bem Comum”, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (Seplan) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Universidade Federal de Rondônia (Unir). O Seminário inicia na quinta-feira (22), às 19h30, no auditório do Tribunal de Contas do Estado e segue com atividades até o sábado (24).

Na programação estão previstas conferências sobre as práticas de pesquisa e a realidade da Ciência e Tecnologia em Rondônia, além de mesas temáticas com palestras e apresentação de trabalhos e oficinas. Participam instituições como Sedam, Seduc, Ibama, Sebrae, Eletronorte, FIMCA, Uniron, entre outros. No sábado, o Sipam apresenta estudos sobre focos de calor e desmatamento no estado, na mesa temática sobre Meio Ambiente. A partir das 8h30, no auditório da Uniron no Porto Velho Shopping.

Estudantes, profissionais e demais interessados podem se inscrever gratuitamente para o Seminário acessando o banner disponível no site www.sipam.gov.br. Após baixar e preencher a ficha, é necessário enviar o arquivo para o seguinte e-mail: seminariociencia@gmail.com. No caso de envio de trabalhos para apresentação, a aprovação dependerá de avaliação da comissão organizadora. A programação completa também está disponível no site.

Fonte: Vanessa Ibrahim

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat