Porto Velho (RO) sexta-feira, 27 de novembro de 2020
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

O misterioso e exótico Pico do Tracuá


Fotos: R. Machado - Gente de Opinião
Fotos: R. Machado

O Pico do Tracuá, local mais elevado de Rondônia, está localizado nas proximidades do município de  Campo Novo e   encravado na Cordilheira dos Pacaás Novos, dentro do Parque Nacional dos Pacaás Novos e em terras dos temidos  Uru-eu-wau-wau.

Foi visitado oficialmente pelo geólogo José de Arimatéia e sua equipe em 1997, que estava em busca das  imaginárias minas   de Uruqumankuã  ou do tesouro Inca, que segundo a lenda, estaria em algum lugar dos contra fortes da Serra dos Pacaás Novos.

Existe uma controvérsia em torno  da real altitude do Pico, em algumas publicações a altura varia de 1.125 a 1.985 metros, no medidor do helicóptero em que eu estava, a altitude informada foi de 1.996 metros, no ponto mais alto.

Está rodeado por uma densa floresta tropical e existem no entorno,  uma enorme variedade de plantas nativas ainda não catalogadas, bem como exóticas orquídeas e a chocrona, utilizada pelos adeptos do Santo Daime.

No topo da Cordilheira, existe uma variedade de estranhas plantas, uma espécie de figo, por sinal delicioso e musgos de várias colorações.

No sopé da Cordilheira, é que estão as nascentes dos principais rios do Estado, Rio Candeias, Rio Preto, Rio Jamari, Rio Branco e outros menores.

Existem comentários de alguns antigos moradores que residem no entorno do Parque, que diversos exploradores e garimpeiros  anônimos se aventuraram em busca de valiosos minérios existentes dentro da Reserva Indígena e nunca voltaram.

O pouco que se tem conhecimento é de que existem índios ainda desconhecidos e arredios que atacam quem se atreve a

entrar em suas terras e se fala até que eles são descendentes dos Incas e estão protegendo o local onde estão depositado

os tesouros de seus Ancestrais.

Galeria de Imagens

Mais Sobre Meio Ambiente

Como as empresas podem cortar custos com a gestão de resíduos sólidos?

Como as empresas podem cortar custos com a gestão de resíduos sólidos?

Realizar atividades produtivas viáveis sem prejudicar o meio ambiente é um desafio que move países de todo o mundo. Todos os anos, pesquisadores e cie

Fórum Amazônia+21 termina consolidando caminhos para o desenvolvimento sustentável da região

Fórum Amazônia+21 termina consolidando caminhos para o desenvolvimento sustentável da região

Durante três dias, o Fórum Mundial Amazônia+21 reuniu de forma virtual 110 painelistas, 120 instituições e representantes de 18 governos estaduais.

Associação de moradores realiza mutirão de limpeza no ramal Niterói, próximo a Porto Velho

Associação de moradores realiza mutirão de limpeza no ramal Niterói, próximo a Porto Velho

Um grupo de moradores do Ramal Niterói, distante cerca de 4km da cidade de Porto Velho, próximo a ponte Rondon-Roosevelt sobre o Rio Madeira, fará uma

Sebrae atende seus clientes e ajuda a preservar o meio ambiente

Sebrae atende seus clientes e ajuda a preservar o meio ambiente

O conceito de sustentabilidade, assim como do desenvolvimento sustentável, é amparado por três pilares: econômico, social e ambiental. Nos negócios, t