Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Novo mapa dos zoneamentos da Amazônia na internet


Luana Lourenço
Agência Brasil


Brasília - Uma versão atualizada do mapa integrado dos zoneamentos ecológico e econômico (ZEEs) dos nove estados da Amazônia Legal está disponível para consultas na página do Ministério do Meio Ambiente (MMA) na internet.

Com informações econômicas, populacionais e ambientais da região, os mapas de zoneamento indicam as vocações de cada área e dão subsídios para o planejamento territorial da Amazônia.

“É um instrumento da Política Nacional de meio ambiente, trabalha questões ecológicas, econômicas e sociais, serve de instrumento para orientar os investimentos, a proteção, a conservação ambiental e o uso das áreas já degradadas”, detalha o técnico do Departamento de Zoneamento Territorial do Programa de Zoneamento Ecológico e Econômico do MMA, Leonel Teixeira.

A atualização do mapa integrado inclui informações do zoneamento ecológico e econômico da região da BR 163 (rodovia que liga o Mato Grosso ao Pará, por onde escoa grande parte da produção de soja do país) e novos dados do Acre, que na primeira versão ainda não tinha finalizado o zoneamento de algumas regiões.

“É importante ressaltar que o zoneamento norteia a ocupação do território, mas o instrumento tem que ser legitimado para garantir que as áreas serão utilizadas da forma indicada pelo ZEE”, afirmou Teixeira.

Clique aqui para acessar o mapa integrado dos ZEEs dos estados da Amazônia Legal.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)