Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Novo mapa dos zoneamentos da Amazônia na internet


Luana Lourenço
Agência Brasil


Brasília - Uma versão atualizada do mapa integrado dos zoneamentos ecológico e econômico (ZEEs) dos nove estados da Amazônia Legal está disponível para consultas na página do Ministério do Meio Ambiente (MMA) na internet.

Com informações econômicas, populacionais e ambientais da região, os mapas de zoneamento indicam as vocações de cada área e dão subsídios para o planejamento territorial da Amazônia.

“É um instrumento da Política Nacional de meio ambiente, trabalha questões ecológicas, econômicas e sociais, serve de instrumento para orientar os investimentos, a proteção, a conservação ambiental e o uso das áreas já degradadas”, detalha o técnico do Departamento de Zoneamento Territorial do Programa de Zoneamento Ecológico e Econômico do MMA, Leonel Teixeira.

A atualização do mapa integrado inclui informações do zoneamento ecológico e econômico da região da BR 163 (rodovia que liga o Mato Grosso ao Pará, por onde escoa grande parte da produção de soja do país) e novos dados do Acre, que na primeira versão ainda não tinha finalizado o zoneamento de algumas regiões.

“É importante ressaltar que o zoneamento norteia a ocupação do território, mas o instrumento tem que ser legitimado para garantir que as áreas serão utilizadas da forma indicada pelo ZEE”, afirmou Teixeira.

Clique aqui para acessar o mapa integrado dos ZEEs dos estados da Amazônia Legal.

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat