Porto Velho (RO) quarta-feira, 19 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Nível do Rio Acre volta a subir e vai a 17,64 metros


Débora Zampier
Agência Brasil

Brasília – A Defesa Civil do Acre constatou hoje (26) que o Rio Acre subiu mais uma vez, chegando a 17,64 metros. São 3 centímetros a mais que o nível medido no sábado (25), 17,61 metros. O transbordamento do rio, que está 3,64 metros acima do limite, é o principal causador das enchentes que já atingem 18% da população local.

De acordo com o boletim divulgado no início da tarde pela prefeitura de Rio Branco, Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa, Manoel Urbano e Sena Madureira estão em estado de emergência. Epitaciolândia também decretou estado de emergência sábado (25).

O boletim também informa que a energia elétrica em 15% de Rio Branco foi interrompida por medida de segurança. Na capital, 24,7 mil imóveis e 99 mil pessoas foram atingidas, sendo que a maioria está abrigada em casa de familiares e amigos.

Em Brasileia, que teve 95% da área urbana atingida pelas cheias, o governo estadual mandou carros pipas para que o Corpo de Bombeiros e o Exército ajudem na limpeza para retorno das famílias desajoladas. Dados oficiais mostram que dos 21,4 mil habitantes do município, 19,6 mil estão desabrigados.

Uma equipe de engenheiros também foi enviada para Brasileia para analisar a situação do solo da cidade, com constantes deslizamentos de terra.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmetro) é de tempo encoberto com pancadas de chuva até terça-feira (28), especialmente no centro e no leste do estado.
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat