Porto Velho (RO) domingo, 23 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MS é segundo em retenção de agrotóxicos


Mato Grosso do Sul ficou no ano passado no segundo lugar da lista dos Estados com maior número de apreensões de agrotóxicos ilegais, procedentes basicamente do Paraguai, embora não sejam fabricados no país vizinho. Foram quase dez toneladas, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Defesa Agrícola (Sindag).

Devido à proximidade com o território paraguaio o contrabando de defensivos agrícola aumenta muito na safra de verão. Produtores rurais e quadrilhas entram com agroquímicos escondidos em carros pequenos ou caminhões fazendo o comércio de produtos para a aplicação nas lavouras de soja. São normalmente herbicidas, inseticidas e fungicidas.

Em MS foram apreendidas 9,9 toneladas de agrotóxicos contrabandeados, em geral de origem chinesa. O preço bem baixo é o principal atrativo para os produtores.

Para ajudar na fiscalização dos agrotóxicos piratas, há Disque-Denúncia (800-940-7030). Até agora já foram mais de 16 mil chamadas.

FONTE: CÍCERO FARIA
CORREIO DO ESTADO

 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat