Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MPF discute ações de combate aos crimes ambientais


A unidade do Ministério Público Federal (MPF) em Vilhena realizou reunião na última sexta-feira, 14 de fevereiro, para tratar de questões relativas a crimes ambientais na região. No último semestre de 2013, só em Vilhena, o MPF ajuizou 16 denúncias contra esse tipo de crime.

Durante a reunião foram identificadas medidas necessárias para o combate aos crimes ambientais envolvendo a região de Vilhena, entre elas a necessidade de instalação de um batalhão da polícia militar ambiental, com atribuição no cone Sul do estado; proteção às terras indígenas; e ações de repressão ao crime ambiental.

Participaram da reunião o MPF (procurador da República Guilherme Gopfert), autoridades do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Funai, Polícia Federal e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Avec

O procurador da República Guilherme Gopfert também visitou na última semana a Associação Vilhenense de Educação e Cultura (Avec), faculdade que oferta o curso de Direito naquele município. Em visitação aos universitários, o procurador fez uma apresentação sobre o MPF, suas áreas e formas de atuação. Guilherme Gopfert adiantou que, com a instalação da unidade do MPF em Vilhena, haverá seleção para estágio em Direito.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.gov.br)

____________________________________________________________________
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)