Porto Velho (RO) quarta-feira, 26 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MPA RO esteve em Lima para elaboração de projetos de cooperação técnica fronteira


 
O MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura do estado de Rondônia esteve presente de 10 a 13 de agosto de 2009 em Lima, na missão brasileira que se deslocou ao Peru, para elaboração de projetos de cooperação técnica em fronteira. Os Projetos são fruto de acordo de cooperação entre o Brasil e Peru, assinado pelos presidentes Luís Inácio Lula da Silva (Brasil) e Alan García (Peru), em abril de 2009. Fizeram parte da primeira demanda, projetos nas áreas de piscicultura, segurança, saúde, meio ambiente, energia e agricultura.

O superintendente de Rondônia Jenner Tavares Bezerra de Menezes Juntamente com a EMBRAPA e técnicos de entidades Peruanas foram responsáveis pelo projeto de cooperação em piscicultura, onde foram previstas ações de capacitação treinamento em reprodução e produção de espécies amazônicas em projeto intitulado: “FORTALECIMENTO DE CAPACIDADES PARA O MELHORAMENTO DA PRODUÇÃO AQUÍCOLA DA REGIÃO DE MADRE DE DIOS”, o projeto que soma valor de US$129.694,00.

Técnicos e aquicultores peruanos virão à Rondônia para capacitação, estágios e visitas às instalações aquícolas, unidades de beneficiamento, fábricas de ração no estado. A escolha do estado se deu pelo fato de Rondônia reunir as melhores infra-estruturas e o melhor sistema de produção de espécies nativas de toda Região Norte. No dia 13/08/2009 foram assinados os projetos de pelo Ministro Marco Farani (Diretor da Agência Brasileira de Cooperação - ABC) e Carlos Pando Sáncherz (Diretor Executivo da Agência Peruana de Cooperação Internacional – APCI).

A Superintendência da Pesca e Aquicultura em Rondônia vem também desenvolvendo ações que beneficiam o setor de pesca artesanal e aqüicultura atendendo as demandas formuladas, pelo setor pesqueiro e entidades de Piscicultores na estruturação de toda cadeia, através de diversos convênios e no repasse de recursos para entidades para aquisição de caminhões, frigoríficos, fábricas de gelo e equipamentos para beneficiamento do pescado em Geral.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat