Sábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Modelos climáticos predizem clima cada vez mais extremo



Londres - Um dirigente da ONG britânica Oxfam afirmou nesta sexta-feira que as fortes chuvas registradas no Brasil e em outros países são uma "dura advertência" para o futuro, e fez um pedido para que sejam intensificadas as medidas para lutar contra a mudança climática. "A devastação causada a milhares de vidas humanas pelas inundações desta semana é uma dura advertência do que pode acontecer nos próximos anos", declarou Phil Bloomer, diretor de campanhas e políticas da Oxfam.

"Os modelos climáticos predizem um clima cada vez mais extremo, e muitos cientistas acreditam que a mudança climática está mexendo com as chuvas de monção e provavelmente com o fenômeno de La Niña". Para Bloomer, estas previsões obrigam a intensificar a luta contra a mudança climática, e a tomar medidas de prevenção em nível local.

"Devemos reduzir as emissões para que possamos começar a lutar contra a mudança climática com a urgência requerida e devem ser destinados fundos para que as pessoas possam ser mais bem protegidas dos impactos do clima extremo hoje e amanhã", acrescentou através de um comunicado.

Entre as principais medidas recomendadas aos países afetados pelas chuvas e inundações, que também incluíram nos últimos tempos a Austrália, Sri Lanka e Filipinas na região Ásia-Pacífico, figuram uma redução do desmatamento e a instalação de sistemas de alerta eficazes.

A imprensa brasileira denunciou nesta sexta-feira a ausência desses sistemas de alerta no Rio de Janeiro, depois das chuvas torrenciais e deslizamentos de terra que deixaram mais de 500 mortos e 5.000 desabrigados na região serrana do estado, na maior tragédia já causada por causas naturais em décadas. São Paulo e Minas Gerais também sofrem com as fortes chuvas registradas nos últimos dias.

Fonte: Correio Braziliense com informações daFrance Presse

 

Gente de OpiniãoSábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO

STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p

Inscrições para os prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia 2025 encerram dia 31

Inscrições para os prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia 2025 encerram dia 31

As inscrições da 21ª edição dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, estão abertas e se estendem a

Pesca manejada do pirarucu invasor é iniciada pelo governo de RO na Resex Rio Cautário, em Costa Marques

Pesca manejada do pirarucu invasor é iniciada pelo governo de RO na Resex Rio Cautário, em Costa Marques

Com o objetivo de fortalecer a conservação ambiental e a gestão sustentável dos recursos pesqueiros, o governo de Rondônia está realizando a primeir

Gente de Opinião Sábado, 30 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)