Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Mesquita Júnior cobra preservação do 'meio humano-ambiente' na Amazônia



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), em discurso nesta segunda-feira (1º), cobrou dos governos do Acre e federal auxílio às pessoas como condição para a promoção do verdadeiro desenvolvimento sustentável na Amazônia.

- Antes que a gente se perfile em vigílias pela preservação, temos que nos dedicar à preservação do meio humano-ambiente, porque não consigo imaginar como podemos nos bater pela preservação do ambiente sem ter o homem como centro dessa preocupação - disse.

Segundo o senador, o governo do Acre e a União são contraditórios, ficando "apenas no discurso" no que se refere à preservação ambiental. Ele citou uma notícia publicada no jornal O Globo, baseado em levantamento da organização não-governamental Greenpeace, dizendo que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia fazendas de produtores que devastam a Amazônia.

Ele apontou ainda que o Banco da Amazônia (Basa) também financia médias e grandes fazendas, em detrimento das pequenas propriedades, e que os "trabalhadores rurais do Acre estão abandonados, pois o governo virou as costas para o que ocorre lá".

- Quando se fala em prosa e verso sobre desenvolvimento sustentável no Acre, na prática o que ocorre é isso: a grande maioria da população está sustentando o desenvolvimento de poucos ali - avaliou.


Xapuri

Mesquita Junior também anunciou que Dercy Teles Cunha foi reeleita, neste sábado (30), para a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri (AC), entidade que já foi presidida pelo ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988. O senador leu notícia publicada em um blog da região, informando que ela "derrotou Francisco Assiz Monteiro e toda a estrutura do PT e do governo estadual" por 321 votos contra 315.

Ele elogiou a postura da sindicalista, que segundo o senador "sofre todo tipo de pressão" e que defende os pequenos produtores.

 - Parabenizo a coragem de Dercy, peitando o PT e o governo do PT, em uma atitude de resistência contra o que há no meu estado, contra os que hoje se preocupam com a preservação do poder à custa do domínio de pessoas e instituições - declarou.

Fonte: Agência Senado

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat