Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Marina Silva: Bancada conservadora em relação ao meio ambiente tem dias contados



Paula Laboissière
Agência Brasil


Brasília - Ao participar da 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, a senadora Marina Silva (PT-AC) afirmou hoje (4) que a bancada conservadora do Congresso Nacional no que diz respeito ao meio ambiente "tem os dias contados". Ao se referir aos cerca de 700 alunos com idade entre 11 e 14 anos reunidos em Luziânia (GO), ela acrescentou: "Essa meninada vai fazer mudanças."

Marina defendeu que a educação funcione como base de todo processo de mudança. Ela lembrou que, durante toda a sua trajetória, o homem sempre se colocou como independente, "como se as outras formas de existência fossem recursos infinitos que estariam ao nosso dispor para todo o sempre".

Atualmente, a capacidade do planeta de suportar a ação humana, segundo a senadora, já está comprometida em cerca de 30%. "Estamos no vermelho", disse, ao avaliar que o lugar considerado "privilegiado" para que as pessoas possam refletir e tratar de temas ambientais precisa ser a escola. " É onde você envolve os professores, os alunos e a comunidade."

Marina admitiu, entretanto, que a iniciativa de fortalecer o envolvimento das escolas na elaboração de políticas de meio ambiente não deve gerar respostas "imediatistas". Trata-se de crianças e adolescentes que, de acordo com ela, levarão a noção desses conceitos apenas no futuro, mas que podem influenciar decisões políticas.

"Eles têm uma força de pressão muito grande. Boa parte da atitude inovadora dos pais e dos avós na questão ambiental é influência direta dos filhos. Hoje, grandes empresários que passam o bastão para seus filhos não o passam para pessoas com a mesma mentalidade que eles tiveram e que herdaram de seus pais. Crianças são um público promissor."

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat