Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Manejo florestal é a melhor maneira de combater a madeira ilegal, diz Minc



Carlos Américo

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, lançou nesta quarta-feira (3), no Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (Cenaflor), em Brasília, o edital de licitação para concessão florestal na Floresta Nacional de Saracá-Taquera, no Pará. Este é o segundo edital lançado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), que prevê a destinação de 140 mil hectares da floresta. Essa área será dividida em três, com tamanhos diferentes, onde serão permitidas atividades de exploração de produtos florestais, mineração e turismo, para uso sustentável por até 40 anos.

Minc disse que o manejo florestal é a melhor maneira de combater a madeira ilegal, ampliando a oferta de madeira legal, licenciada e fiscalizada. "É possível, necessário e é a melhor forma de combater o desmatamento", destacou. Ele citou como exemplo a Finlândia, que tem uma base econômica florestal. Segundo Minc, aquele país tem a mesma área florestal que há cem anos, realiza manejo florestal com o corte seletivo, retirando apenas 2,5% da área por ano, dando tempo para ela se restaurar sem prejuízo ao meio ambiente.

E esse é o princípio do manejo florestal. O edital prevê três unidades de manejo - 91,6 mil hectares, 30 mil há e 18,7 há. A concessão é amparada pela Lei de Gestão de Florestas Públicas, para promover o uso sustentável dos recursos florestais. A estimativa é que a concessão florestal da Flona Saracá-Taquera deverá render cerca de R$ 7 milhões ao ano, além de criar cerca de 2.500 empregos diretos e indiretos.

O presidente do Serviço Florestal Brasileiro, Antônio Carlos Humel, sinalizou o esforço do MMA de implementar a Lei de Florestas Públicas. Ele ainda afirmou que mais duas áreas serão destinadas para o manejo florestal, sendo que uma será na área de influência da BR-163.

Foram realizadas três reuniões com a população da região da Flona, como ribeirinhos e quilombolas, definindo que as empresas vencedoras estarão proibidas de coletar açaí e castanha-do-pará. O edital leva em consideração critérios socioambientais e econômicos. Provar a redução de danos à floresta durante as operações de manejo e o melhor monitoramento do crescimento da floresta, bem como os indicadores que analisam quanto serão investidos em infraestrutura e serviços para a comunidades locais são fatores que serão levados em consideração na escolha da empresa.

A Floresta Nacional de Saracá-Taquera fica ao noroeste do Pará, perto da divisa com o estado do Amazonas, à margem direita do Rio Trombetas. Ela foi criada em 1989 como unidade sustentável, onde é permitida a exploração florestal de baixo impacto, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Minc ainda destacou que junto com o manejo florestal, o Fundo Amazônia, que já está tendo os primeiros projetos analisados, e a Operação Arco Verde, que busca reverter o modelo de desenvolvimento predatório dos 43 municípios que mais desmatam a floresta para o desenvolvimento sustentável, são duas ferramentas que vão ajudar a reduzir o desmatamento na Amazônia.

Fonte: MMA

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto ambiental do governo de RO resulta na soltura de 228 mil filhotes de tartaruga-da-Amazônia no Parque Estadual Corumbiara

Projeto ambiental do governo de RO resulta na soltura de 228 mil filhotes de tartaruga-da-Amazônia no Parque Estadual Corumbiara

Com o objetivo de fortalecer a preservação das espécies nativas da região amazônica e garantir a biodiversidade, 228 mil filhotes de tartarugas-da A

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)