Porto Velho (RO) sábado, 22 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Maior temperatura máxima do ano, até o momento, de 38°C é verificada em Porto Velho (RO)


Enquanto a instabilidade voltou a provocar chuva no extremo sul de Rondônia, no norte do Estado o calor marcou presença. Em Porto Velho, mesmo uma estação meteorológica automática operada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) estar inoperante desde 31 de maio deste ano, dados de METAR do aeroporto internacional "Governador Jorge Teixeira de Oliveira" aferiram neste domingo (7), o dia mais quente do ano, por enquanto na capital em Rondônia.

Entre as 14 e 15 horas (horário local), os termômetros registraram 38°C de temperatura máxima e apenas 24% de umidade relativa do ar.

A maior temperatura máxima observada em um mês de agosto em Porto Velho, também de 38°C na mesma estação, foi em 2000, 2001 e 2006. Já a maior temperatura já registrada na capital é de 39°C em 6 de outubro de 1998. Segundo Daniel Panobianco do De olho no tempo - Meteorologia, novos valores extremos de temperatura poderão ser quebrados nas próximas semanas e meses:

"Normalmente os maiores valores de temperatura em Porto Velho ocorrem entre setembro e outubro, portanto, ainda poderemos esperar por marcas ainda superiores da verificada neste domingo de 38°C. Arriscaria que o recorde absoluto de calor na capital de Rondônia de 39°C em 98 possa ser superado este ano ainda", salienta.

(Fonte: De olho no tempo - Meteorologia)
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat