Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Madrugada com frio de 12°C em Cacoal e 15°C em Porto Velho (RO)



A sucessiva quebra de recordes de temperatura em Porto Velho nos últimos dias tem chamado a atenção. Não há frente-fria ou fenômeno de friagem. A queda de temperatura deve-se à perda radioativa, apenas.

Daniel Panobianco – Porto Velho bateu um novo recorde de temperatura mínima nesta quinta-feira. A menor temperatura do ano foi registrada em uma, das três estações de coleta de dados na capital de Rondônia. Na estação automática do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), localizada próxima ao Aeroclube, Zona Sul, a mínima chegou a marcar apenas 15,1°C entre 6 e 7 horas (local). O recorde anterior na estação pertencia ao dia 12 deste mês, com 16,3°C.

Na PCD (Plataforma de Coleta de Dados) da SEDAM (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental), a mínima atingiu os 16°C. Na estação da REDEMET (Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica) no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, a mínima foi de 18°C. O recorde nesta estação ainda pertence ao dia 31 de maio, que durante o 4° evento de friagem amanheceu com 17°C.
No interior, as mínimas também foram muito baixas, com frio de até 12°C em Cacoal, a cidade com a menor mínima do Estado hoje. Ontem, Cacoal registrou a menor temperatura do ano, com apenas 11,5°C.

Cidade/Estação

Mínima registrada

Cacoal (SEDAM)

12,5°C

Campo Novo de Rondônia (CTENERG)

13,0°C

Ariquemes (SEDAM)

15,0°C

Ji-Paraná (SIVAM)

15,0°C

Ji-Paraná (Particular)

15,0°C

Costa Marques (SEDAM)

15,0°C

Porto Velho (INMET)

15,1°C

Guajará-mirim (REDEMET)

16,0°C

Porto Velho (SEDAM)

16,0°C

Vilhena (REDEMET)

16,0°C

São Miguel do Guaporé (CTENERG)

16,5°C

Porto Velho (REDEMET)

18,0°C


Dados: INMET – REDEMET – SEDAM – SIVAM – CTENERG
Fonte: De olho no tempo

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)