Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Madeira amazônica ilegal é apreendida em São Paulo


Charles Nisz

Mais de 85 toneladas de madeira transportadas ilegalmente da Amazônia para o estado de São Paulo foram apreendidas na madrugada de ontem (17), em Colômbia, na região de Ribeirão Preto (SP). A segunda etapa da Operação Primavera foi realizada em outras seis cidades - Igarapava, Icem, Rubinéia, Ilha Solteira, Castilho e Presidente Epitácio. 

Na primeira etapa - iniciada em 18 de setembro - foram apreendidas 263 toneladas de madeira. De acordo com a Secretaria a operação tem caráter permanente.

A operação é uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente de SP com a Polícia Ambiental e faz parte do Projeto São Paulo Amigo da Amazônia, com o intuito de coibir a comercialização ilegal de madeira (produzida ou transportada) nativa da Região Amazônica. O projeto engloba outras 20 iniciativas.

O estado de São Paulo é pioneiro nesse tipo de controle ambiental. A atitude se justifica: 50% da madeira produzida no Brasil é consumida em território paulista.  

Segundo informações da Secretaria, foram instaladas sete barreiras nas estradas localizadas nas divisas paulistas. A operação envolveu 49 policiais e 27 engenheiros florestais.  O trabalho dos engenheiros é verificar o tipo de madeira, por meio da "impressão digital": cada madeira tem uma constituição celular própria.

Muitas vezes, a madeira apreendida é de espécies cuja derrubada não é permitida, caso das castanheiras. Noutras, o problema está na documentação, explica o assessor. Outro aspecto importante das ações da Polícia Florestal é o sigilo. Segundo ele, os motoristas já estão se precavendo contra as práticas de fiscalização.

Fonte: Amazonia.org.br

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Ibama define nova prioridade para enfrentar perdas na biodiversidade e a crise climática

Neste ano em que completa 35 anos, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) comemora o impacto do trabalho

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)