Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

MACHADINHO D'OESTE-RO: R$ 15 milhões em multa e madeira suficiente para encher 133 caminhões



Agentes federais prendem 5 por exploração ilegal de madeira em Mato Grosso 
 

A descoberta de um acampamento destinado à exploração ilegal de madeira resultou na prisão de cinco pessoas e na apreensão de tratores, camionetes, motosserras e armas de fogo na região de Sinop (500 quilômetros de Cuiabá-MT).

O flagrante foi feito na última quarta-feira pela operação Arco de Fogo, que reúne fiscais do Ibama e homens da Polícia Federal e da Força Nacional. Segundo nota divulgada pelo Ibama, a estrutura montada para o desmatamento "impressionou" a equipe.

O acampamento já havia sido identificado em sobrevôo de fiscalização. Do alto, foi possível também avistar clareiras na mata e toras já empilhadas para o transporte. À margem de um riacho, havia alojamentos para trabalhadores.

Segundo o Ibama, a Arco de Fogo chegou ao acampamento clandestino ainda de madrugada, em dez carros. No local, havia gerador de energia, bomba d'água, radiocomunicação e até máquinas de lavar roupa.

Foram apreendidos seis tratores, três camionetes, duas motos, sete motosserras, um revólver e uma espingarda.

Rondônia

O Ibama forneceu hoje o primeiro balanço da operação Arco de Fogo em Machadinho D'Oeste, Rondônia. Encerrada hoje, a fiscalização resultou em 97 multas, totalizando R$ 15 milhões. Ao todo, foram apreendidos 3.000 metros cúbicos de madeira ilegal - suficiente para encher 133 caminhões.

Oito empresas foram interditadas por irregularidades na documentação e por não comprovarem a origem das madeiras no pátio. De 55 empresas inscritas no Cadastro Técnico Federal, 23 foram desativadas e serão bloqueadas. 
 
RODRIGO VARGAS
da Agência Folha, em Cuiabá

 

Gente de OpiniãoDomingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho para reforçar o combate às queimadas

Governador Marcos Rocha firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho para reforçar o combate às queimadas

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio

Iniciativa reúne MPRO, Visão Mundial, Instituto Água Sustentável, Unicef e outros parceiros para alinhar ações e garantir água potável para comunidades ribeirinhas de Porto Velho

Iniciativa reúne MPRO, Visão Mundial, Instituto Água Sustentável, Unicef e outros parceiros para alinhar ações e garantir água potável para comunidades ribeirinhas de Porto Velho

Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de

Governador Marcos Rocha potencializa ações contra queimadas e evidencia compromisso ambiental de Rondônia

Governador Marcos Rocha potencializa ações contra queimadas e evidencia compromisso ambiental de Rondônia

Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse

ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas

ESTIAGEM 2025: governo de RO abre inscrição para contratação de brigadistas

O governo de Rondônia abriu nesta segunda-feira (7), processo seletivo de contratação de brigadistas que irão reforçar a atuação do Corpo de Bombeir

Gente de Opinião Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)