Segunda-feira, 31 de março de 2014 - 05h22
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, alertou hoje (31) que se não houver uma ação imediata diante das alterações climáticas, o mundo vai enfrentar consequências "catastróficas" .
O chefe da diplomacia norte-americana reagiu assim ao relatório de especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU), pelo qual as crescentes emissões de carbono na atmosfera terão implicações na vida da população mundial como maior risco de conflitos, fome, inundações e migrações ao longo de todo o século.
"Se não agirmos de forma dramática e rápida, a ciência diz que o nosso clima e o nosso modo de vida estão literalmente em perigo", disse Kerry em comunicado divulgado em Paris, onde se deslocou para conversações com a Rússia sobre a crise ucraniana.
O secretário de Estado norte-americano destacou que "negar a ciência é negligência", advertindo que "os custos da inércia são catastróficos".
Os Estados Unidos e a China encontram-se no grupo dos principais poluidores do mundo, mas John Kerry lembra que não é apenas um país que provoca alterações climáticas, da mesma forma que não é apenas uma nação que as pode travar.
O secretário alertou para o fato de a escassez de água e as inundações figurarem como dois riscos, acrescentando que o "relógio continua a contar e que quanto mais tempo for adiada a resposta, maior será a ameaça".
O Painel Intergovernamental da ONU sobre Alterações Climáticas (IPCC) alertou hoje que crescentes emissões de carbono vão ampliar o risco de conflitos, fome, cheias e migrações durante este século e advertiu que, se nada for feito, as emissões de gases de efeito estufa poderão custar biliões de dólares, principalmente em danos em propriedades e ecossistemas.
*Com informações da Agência Lusa
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)