Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Inscrições para os prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia 2025 encerram dia 31


Inscrições para os prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia 2025 encerram dia 31 - Gente de Opinião

As inscrições da 21ª edição dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, estão abertas e se estendem até o próximo domingo, 31. O intuito do evento é revelar o potencial de transformação da Região Amazônica por meio de conceitos e práticas de Economia Criativa, Economia Verde ou Agroecologia e Produção Orgânica. 

Com premiações que totalizam R$ 200.000,00 aos projetos vencedores, esses recursos destinam-se às iniciativas em desenvolvimento ou ideias em concepção, alinhadas aos princípios da sustentabilidade amazônica, conforme o regulamento do certame e os fundamentos do pensamento do professor Samuel Benchimol, patrono da premiação e referência intelectual nos estudos sobre a Amazônia. 

O Prêmio Professor Samuel Benchimol está dividido em duas categorias. A primeira, intitulada Personalidades Dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica, homenageia personalidade do meio empresarial ou acadêmico, que se destacou em prol do desenvolvimento na região. 

A segunda categoria busca fomentar propostas com suporte financeiro para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Intitulada Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica, tem como objetivo incentivar pequenos e médios empresários, microempreendedores e startups a apresentarem solução aos principais desafios amazônicos. 

A iniciativa busca fortalecer o empreendedorismo regional, oferecendo suporte para iniciativas que promovam impacto positivo, permitindo que empreendedores testem e implementem soluções inovadoras para superar obstáculos críticos ao desenvolvimento da região. 

Já o Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente contempla duas naturezas de premiação. A primeira é honorífica, abrangendo duas categorias: o reconhecimento de empresas - Empresa na Amazônia, e de microempreendedores de sucesso - Microempreendimento na Amazônia (Prêmio Florescer), que por sua vez, é dividido em duas subcategorias: Prêmio Florescer Urbano e Prêmio Florescer Rural. 

As propostas poderão ser apresentadas individualmente ou em grupo, por pessoas, maiores de 17 anos, de todas as ocupações, de qualquer parte do Brasil e do exterior, desde que estejam relacionadas com o desenvolvimento da Região Amazônica. É importante observar que os Prêmios permitem apresentação de candidaturas de países da América Latina e de outros países, desde que integrados com instituições de pesquisas ou acadêmicas brasileiras. 

As inscrições e demais informações sobre o regulamento, categorias, critérios de avaliação e edições anteriores estão disponíveis no Portal dos Prêmios. (https://amazonia.ibict.br/). Neste ano, a cerimônia de premiação ocorrerá na sede da Federação das Indústrias do Estado de Tocantins. As premiações são realizadas anualmente e de forma itinerante, nos estados que compõem a Amazônia Legal, contando com o apoio institucional da Confederação Nacional da Indústria (CNI), das Federações de Indústrias da Amazônia Legal, do Banco da Amazônia e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesca manejada do pirarucu invasor é iniciada pelo governo de RO na Resex Rio Cautário, em Costa Marques

Pesca manejada do pirarucu invasor é iniciada pelo governo de RO na Resex Rio Cautário, em Costa Marques

Com o objetivo de fortalecer a conservação ambiental e a gestão sustentável dos recursos pesqueiros, o governo de Rondônia está realizando a primeir

Rondônia conquista 1º lugar na redução de focos de queimadas no Brasil

Rondônia conquista 1º lugar na redução de focos de queimadas no Brasil

Com ações estratégicas do governo do estado, Rondônia conquistou o 1º lugar no Brasil em redução de focos de queimadas, uma queda brusca que ultrapa

FIERO é parceira do Seminário Grandes Geradores de Resíduos Sólidos organizado pela SEMA

FIERO é parceira do Seminário Grandes Geradores de Resíduos Sólidos organizado pela SEMA

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) sediou o Seminário Grandes Geradores de Resíduos Sólidos, nesta terça-feira, 12. O evento,

Governo de Rondônia conquista redução de 35% de áreas sob alerta de desmatamento

Governo de Rondônia conquista redução de 35% de áreas sob alerta de desmatamento

O empenho do governo de Rondônia para preservação da floresta e combate às práticas ilegais está dando bons resultados. Segundo dados do sistema Det

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)