Quinta-feira, 26 de dezembro de 2013 - 16h24
A Agência de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON, iniciou levantamento para detecção da lagarta da soja (Helicoverpa armigera) nos municípios rondonienses produtores de soja. A praga vem causando vários estragos no Brasil e com isso causando preocupação e insegurança aos produtores rurais e profissionais envolvidos no setor agrícola.
Para confirmar a possível presença de H. armigera, com base em denúncias por parte de produtores rurais, fiscais da Idaron realizam coleta de lagarta para envio a laboratório oficial. O laboratório por sua vez realiza um teste de DNA a fim de identificar a praga. Após esse levantamento, também será realizado nas propriedades rurais monitoramento com uso de armadilha do tipo “delta” que atraem o adulto através do feromônios.
Até o momento, em todas as propriedades levantadas verificou-se baixa ou nenhuma presença da lagarta. Nos municípios do cone-sul, região maior produtora de soja do Estado, foram realizadas coletas de 13 lagartas em 13 propriedades agrícolas de Vilhena, 5 lagartas em Cabixi, 1 lagarta em Corumbiara e 1 lagarta em Chupinguaia.
Segundo o Fiscais da Idaron “as informações do levantamento dão conta que nenhuma região do cone-sul apresenta situação alarmante ou superpopulação de lagarta e que são baixas as incidências de lagartas, inclusive de outras espécies”. Os fiscais recomendam que os produtores mantenham constante monitoramento da praga.
O Presidente da Agência afirma que “até o momento a situação fitossanitária das lavouras em Rondônia está sob controle, ou seja, não há necessidade de declarar estado de emergência fitossanitária”.
“O uso de inseticidas para o combate das pragas é uma preocupação, tanto pela Helicoverpa ssp., como por outras pragas que já são velhas conhecidas dos produtores” diz a Gerente Defesa Vegetal Rachel Barbosa. “O produtor precisa monitorar a sua lavoura e ter o acompanhamento de um técnico, para que haja um bom controle de pragas e para que não tenha aumento no custo de produção.”
Fonte: Rachel Barbosa / Idaron
2º Concurso de Desenho Infantil é lançado a alunos da rede municipal de Porto Velho
As inscrições para o 2º Concurso de Desenho Infantil em comemoração à Semana do Meio Ambiente já estão abertas. A iniciativa é destinada a estudantes
Tecnologista da Fiocruz visita Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos da Sedam
Mayna Silva e Ana Macedo recepcionou nesta quarta-feira (18) André Aguirre, tecnologista da Fiocruz de Rondônia, que fez uma visita técnica à sede d
Museu do Acervo Biológico de Porto Velho é reaberto
Uma cerimônia marcou, na manhã desta quarta-feira (18), a reabertura do Museu do Acervo Biológico de Porto Velho, no Parque Natural Raimundo Paraguass
O Ministério Público Federal (MPF) enviou, nesta quarta-feira (11), ofícios à Agência Nacional de Mineração (ANM), ao governo de Rondônia e à Secreta