Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Ibama prepara-se para a próxima temporada de seca RO


No período de 01 a 16 de maio, a coordenação estadual do Prevfogo em Rondônia iniciou o processo de pré-seleção de candidatos aos cargos de brigadista, chefe de esquadrão e chefe de brigada nos municípios de Candeias do Jamari, Pimenta Bueno, Costa Marques, Guajará-Mirim, Campo Novo de Rondônia e União Bandeirantes (distrito de Porto Velho).

A pré-seleção consiste na realização de testes preliminares de técnicas de atividades físicas (TAF) e técnicas de habilidades no uso de ferramentas agrícolas (THUFA). Os candidatos selecionados nesta fase participarão do curso para formação de brigadistas, ao final do qual serão escolhidos os integrantes das equipes de cada município mencionado acima.

As equipes formadas não apenas trabalham no combate aos incêndios florestais como também realizam ações de educação ambiental, orientando os agricultores sobre as melhores práticas para evitar incêndios, por meio de palestras e visitas. Atuam ainda no plantio de mudas de essências florestais que serão utilizadas para a recuperação de matas ciliares e urbanização.

O trabalho realizado pelas equipes coordenadas pelo Prevfogo, apesar de sazonal, representa importante estratégia para melhoria da qualidade ambiental, segundo o superintendente do Ibama em Rondônia, César Luiz da Silva Guimarães.

Fonte: Amazônia.org com informações do IBAMA
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat