Porto Velho (RO) terça-feira, 18 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Ibama embarga áreas desmatadas em Apuí



acritica.com

Iniciada na semana passada, na região do município de Apuí, sul do Amazonas, a operação Guaricaya, do Ibama, já apreendeu caminhão, moto, combustível, 60 toras de madeira e destruiu acampamentos.Ibama embarga áreas desmatadas em Apuí - Gente de Opinião

Apenas no primeiro dia de ação o Ibama deteve um desmatamento que estava ocorrendo nas proximidades do Rio Sucunduri, em Apuí.

Cerca de 4.000 hectares de floresta seriam destruídos.

A chefia de fiscalização da gerência regional do Ibama no Amazonas informou nesta quinta-feira (21) que os responsáveis pelo desmatamento ilegal já foram identificados e multados em 7,2 milhões.

Os infratores, cujos nomes não foram divulgados à imprensa, terão ainda que reparar o dano ambiental causado. Foram embargados também 1.400 hectares de floresta destruída.

Alem de desmatamento, muita madeira clandestina foi encontrada. A carga seria usada para abastecer ilegalmente as serrarias da cidade.

O coordenador da operação, Jefferson Lobato, que também é o chefe de fiscalização do Ibama, disse que a operação conta com aeronave, viaturas e equipes de todo Brasil.

As equipes estão preparadas para apreender e retirar do local todos os equipamentos usados nas práticas ilegais de desmatamento, tais como tratores, caminhões, motoserras, dentre outros encontrados tanto em terras municipais, estaduais ou federais.

Muitas denúncias já foram apuradas e pessoas estão sendo constantemente monitoradas pelo Ibama, entre eles fazendeiros de outros estados como Pará e Rondônia.

O serviço de inteligência do Ibama conta com agentes ambientais em todos os Estados da federação.

"Somos um corpo só com o objetivo de proteger o meio ambiente", enfatizou o coordenador.

Guaricaya, nome do ente mítico das antigas etnias das várzeas do Solimões e Amazonas, significa “aquele que pune os que não respeitam as leis”.

Foto: ilustrativa / Arquivo Gentedeopinião
 

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat