Sábado, 19 de maio de 2012 - 16h09
Encerrou na tarde da última sexta-feira, 18, a terceira e ultima etapa do processo seletivo realizado pelo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para contratação de brigadistas temporárias para o combate a incêndios florestais em Candeias do Jamari. Na ocasião, o Ibama divulgou a lista dos aprovados.
Durante o curso de formação os candidatos foram avaliados em testes teóricos e práticos quando foram submetidos a situações para avaliar a habilidade dos concorrentes no uso de ferramentas agrícolas e aptidão física.
Foram selecionados 15 candidatos, sendo que 13 trabalharão como brigadistas, um como chefe de brigada e outro como chefe de esquadrão. O serviço será prestado no período de julho a novembro de 2012
A assinatura do contrato foi realizada logo após o anuncio dos classificados. Os contratados receberão vantagens como auxílio alimentação, auxílio pré-escolar para os filhos menores de idade, auxílio transporte e seguro acidente. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
De acordo com Flavio Machado , instrutor responsável pela ultima etapa da seleção, a brigada do Ibama gerará emprego temporário por pelo menos 5 meses.
“É muito importante a implantação da brigada no município. E isto só está sendo possível graças a parceria firmada com o governo municipal, que disponibilizará toda a infraestrutura necessária para implantação do Centro Especializado do Prevfogo no município”, informou.
Foram inscritos no processo seletivo 63 candidatos, no entanto, apenas 30 conseguiram ser selecionados para a fase final do curso de Formação de Brigadista.
Nacionalmente o programa é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. No município, tem a parceria da prefeitura. A contratação é feita pelo Ibama, por meio do programa Prevfogo.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Candeias do Jamari, Dinho Sousa; o superintendente regional do Ibama, Alberto Chaves Paraguassú; o comandante do Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), tenente coronel PM Vilson; e o soldado Marcelo Almeida, representando o Batalhão do Corpo de Bombeiro de Candeias do Jamari.
Fonte: Shyley Saissem
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia
O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)