Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Guajará-Mirim e Porto Velho têm recorde de calor neste sábado



Novos recordes de calor e baixa umidade relativa do ar foram registrados em Rondônia neste sábado. O ar extremamente seco assemelha-se ao de um deserto.

Daniel Panobianco – A forte massa de ar seco e quente que cobre as cinco regiões brasileiras e todo o Estado de Rondônia vem provocando desde o final de julho, sucessivos recordes de altas temperaturas e baixos valores de umidade relativa do ar (UR) quase que diariamente. Em solo rondoniense, todas as cidades que dispõem de estações meteorológicas para a aferição de dados já registraram recordes em 2008. A temperatura mais elevada registrada no Estado até o momento é em Campo Novo de Rondônia, com 38,5°C no dia 28 de julho. O menor índice de umidade foi registrado ontem e hoje em Cacoal na estação automática do INMET, com apenas 17%, o que deixa a cidade e toda a região em Estado de Alerta, assim classificado pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Neste sábado os termômetros foram além na fronteira com a Bolívia. Em Guajará-Mirim, dados de METAR do aeroporto local, acusaram máxima de 38,0°C às 14 horas (local). Desde que a estação foi aberta em 1973, apenas em 1997 esse valor de máxima em agosto foi ultrapassado.

Nos últimos 10 anos, a máxima não alcançava os 38°C em Guajará-Mirim durante o mês de agosto.

Ano

Dia

Temperatura máxima

1998

13

36,1°C

1999

3

35,8°C

2000

30

37,0°C

2001

19

37,8°C

2002

6

36,1°C

2003

3

36,1°C

2004

19

35,8°C

2005

28

36,8°C

2006

16

36,8°C

2007

16

37,1°C

2008

16

38,0°C



A temperatura máxima registrada em Guajará-Mirim, neste sábado é, portanto, a maior dos últimos 10 anos durante o mês de agosto. A umidade mínima caiu para 30% às 15 horas (local).

Em Porto Velho, a maior temperatura do ano observada na estação automática do INMET era a do dia 3 de agosto, quando foram registrados 36,8°C. Neste sábado, um novo recorde de calor nesta estação. A máxima atingiu 37,0°C, entre as 14 e 15 horas (local). O índice mínimo de UR chegou a 22%, deixando a capital também em Estado de Alerta. O menor valor de umidade de 2008 ainda é do dia 25 de julho, com apenas 21%.

Nas demais cidades com estações meteorológicas, a temperatura máxima e umidade mínima foi de:

 

Cidade

Estação

T. máxima

UR. mínima

Vilhena

REDEMET

33,2°C

28%

São Miguel do Guaporé

CTENERG

35,5°C

22%

Porto Velho

REDEMET

36,7°C

32%

Ariquemes

INMET

36,9°C

25%

Ji-Paraná

SIVAM

37,0°C

19%

Porto Velho

INMET

37,0°C

22%

Cacoal

INMET

37,3°C

17%

Machadinho d' Oeste

SEDAM

37,5°C

20%

Campo Novo de Rondônia

CTENERG

37,5°C

26%

Guajará-Mirim

REDEMET

38,0°C

30%

Dados: REDEMET – INMET – SEDAM – SIVAM – CTENERG
Fonte: De olho no tempo

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho atrai investimentos internacionais na maior Conferência para o Clima do mundo

Porto Velho aproveita a COP30, em Belém do Pará, para ocupar espaço nas discussões globais sobre clima e acelerar a busca por investimentos. A conferê

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

COP30: direito à água potável no Baixo Rio Madeira, em Rondônia, é tema de debate

A Defensoria Pública da União (DPU) iniciou esta quarta-feira (12) com um debate sobre a seca que afetou a população ribeirinha do Baixo Rio Madeira

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Sebrae Rondônia reforça compromisso com a ação climática durante a COP30

Durante a COP30, em Belém (PA), o Sebrae Nacional reafirmou, nesta terça-feira (11), seu compromisso com a mobilização global em favor dos pequenos

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

Cheia histórica do Rio Guaporé desafia desova das tartarugas e acende alerta ambiental em Rondônia

O ciclo de vida das tartarugas-da-Amazônia é um verdadeiro espetáculo natural que se repete todos os anos nas margens do Rio Guaporé, localizado na d

Gente de Opinião Sexta-feira, 14 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)