A imagem do dia hoje no site Earth Observatory da Nasa é uma foto de satélite da Amazônia que mostra as nuvens pipoca sobre a floresta. Como já exposto anteriormente neste blog, embora todo mundo ache que a floresta tropical é sempre úmida e chuvosa, a Amazônia tem uma estação seca. Durante este período, que vai de julho a outubro, a grossa camada de nuvens desaparece e é substituída por uma camada uniforme de pequenas nuvens, formada pela interação da floresta com a atmosfera, conhecida como pipoca. É exatamente isso que esta imagem, capturada pelo Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) no satélite do Aqua da NASA revela.
Repare que as nuvens formadas pela condensação da água liberada pela floresta estão apenas em cima da floresta, deixando os rios a mostra. “Enquanto a água pode evaporar a partir do próprio rio Amazonas, o ar perto do solo é quente demais para as nuvens se formarem. Árvores, por outro lado, lançam o vapor de água em níveis mais altos da atmosfera, de modo que o vapor d’água atinge mais rapidamente uma altitude onde o ar é frio o suficiente para formar nuvens”, explicam os pesquisadores da NASA.
As nuvens que se formam na Amazônia são importantes para a permanência do ciclo de chuvas do centro oeste e do sul do Brasil. O desmatamento acelerado da floresta pode causar um desequilíbrio na freqüência e na intensidade das chuvas em outras regiões do país.
Fonte: Greenpeace
por joannagreenpeace |

Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)