Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Governo realiza curso de artesanato com fibra de babaçu



Com o objetivo de capacitar a população tradicional da comunidade de Cujubim Grande, distante a 30 quilômetros de Porto Velho, para a produção de artesanatos feitos  de matéria-prima do babaçu, muito comum no local, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental, está realizando a oficina de artesanatos de fibra do babaçu.

A iniciativa do governo estadual, tem como objetivo incentivar o reaproveitamento da matéria-prima, confeccionando produtos artesanais como: suplá, jogo americano, cesto, abano, folha decorativa, esteira e outros, tendo  como proposta central melhorar a renda familiar.

O Projeto Meio Ambiente na Arte e Cultura, de acordo com o secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, surgiu da necessidade de  resgatar e valorizar as culturas tradicionais de Rondônia. Dentre seus objetivos específicos estão a geração de renda e oportunidade de trabalho através de oficio artesanal tendo como matéria-prima resíduos sólidos artificiais, como: pet, papel, papelão, e o potencial da floresta (babaçu, buriti, açai e outros),diz.

A oficina foi ministrada pela técnica da Sedam, Izabel Cristina da Silva, que inseriu o projeto na comunidade, como uma das ações para beneficiar os Agentes Ambientais Voluntários de Cujubim Grande, aproveitando o material abundante na região, a exemplo do babaçu.

Para José Benedito dos Santos, (Amorim), morador da comunidade desde 1949, o curso chegou em boa hora, pois a comunidade é carente desse tipo de atividade.  "É uma iniciativa muito boa porque só beneficia a população além de divulgar o trabalho de artesanato feito dentro da comunidade".

Fonte: Decom

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat