Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Governo confirma desmembramento da Secretaria da Agricultura



O governador Ivo Cassol confirmou o desmembramento da Secretaria da Agriculuta na tarde desta segunda – feira, na residência oficial, na companhia do vice–governador João Cahulla que, na oportunidade, trouxe os pleitos dos prefeitos e das comunidades que visitou na semana passada, no interior do estado, onde assinou diversos convênios com prefeituras e entidades.

“Nós sempre trabalhamos juntos em busca de soluções para melhorar a vida da população, ouvindo as autoridades e, principalmente, as comunidades por onde passamos, nos quatro cantos do estado”, disse Cassol. O vice-governador Cahulla cumpriu uma verdadeira maratona de visitas, passando por Vilhena, Cabixi, Colorado D’Oeste, Cerejeiras, Buritis, Monte Negro, Campo Novo, Cacaulândia, Cujubim, Itapuã D’Oeste e Candeias do Jamari. Por onde passou conversou com lideranças e viu de perto os problemas que a população enfrenta. “Com o fim das chuvas, a situação das estradas é o que mais nos preocupa, por isso estamos assinando os convênios do Fitha – Fundo de Infra-Estrutura, Transporte e Habitação, para que as estradas estejam em boas condições, e também do Promec (Programa de Mecanização Agrícola), para que os agricultores não tenham prejuízos na época da colheita”, disse Cahulla.

Confirmado o desmembramento da Secretaria da Agricultura
O governador Ivo Cassol confirmou que a atual Seapes será desmembrada em duas secretarias: Agricultura e Pecuária propriamente dita, e Desenvolvimento.

A nova Secretaria de Agricultura vai englobar o Icoteron – Instituto de Colonização e Terras de Rondônia, e vai cuidar dos atuais programas em funcionamento, como o Promec, Pró-Leite e outros, além da regularização fundiária, pois um grande número de propriedades rurais não possui título de propriedade. Para comandar a pasta foi convidado o ex-secretário da Casa Civil e ex-prefeito de Ouro Preto, Carlos Magno.

A Secretaria de Desenvolvimento irá englobar a Setur, Porto, Jucer, além das coordenadorias de Ciência e Tecnologia e coordenadoria Mineral, e vai cuidar do desenvolvimento nas áreas industrial e turística do estado. Marco Antonio Petisco, atual titular da Seapes, foi confirmado como titular da pasta.

“Com esta divisão vamos dinamizar ainda mais a administração estadual e agilizar a implantação dos programas do Governo”, disse Cassol.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente

O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

MPF participa de diálogo sobre legalidade e responsabilidade socioambiental nas cadeias de carne e soja

MPF participa de diálogo sobre legalidade e responsabilidade socioambiental nas cadeias de carne e soja

Transparência, rastreabilidade e legalidade foram os três pilares defendidos pelo Ministério Público Federal (MPF) na terceira edição do “Diálogos

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)