Quinta-feira, 24 de julho de 2025 - 12h42
Com a chegada da estiagem e o aumento do risco de queimadas, o governo de Rondônia, sob liderança do governador Marcos Rocha, intensificou as ações do plano estadual de combate aos incêndios florestais. A iniciativa tem como foco a educação ambiental como ferramenta para conter os efeitos do fogo.
A estratégia do governo vem sendo colocada em prática pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que ampliou significativamente as atividades educativas e de conscientização em todo o estado. De janeiro a julho de 2025, quase 10 mil pessoas foram diretamente impactadas pelas ações, que visam mudar comportamentos e promover a preservação. “Estamos atuando com planejamento, tecnologia e, principalmente, com ações educativas que envolvam a comunidade desde a base”, ressaltou o governador Marcos Rocha.
Dentro do Plano de Prevenção a Queimadas e Incêndios Florestais, o governo de Rondônia executou, até o momento, 433 ações educativas em diferentes regiões do estado; 414 outdoors com mensagens de prevenção em todos os municípios; 22 eventos e reuniões comunitárias, mobilizando cerca de 1.100 pessoas; 3.750 alunos alcançados em escolas públicas; 9 comunidades indígenas e 1 quilombola envolvidas diretamente; atividades em 6 Unidades de Conservação, com conteúdo específico; blitz e pit-stops educativos, com cerca de 2.400 abordagens; campanhas de educomunicação em rádios, redes sociais e TV, com mais de 6 mil pessoas impactadas.
Educação que transforma realidades
Dentre os projetos de maior destaque está o “Farmácia Viva”, desenvolvido na Escola Estadual Mariana, em Porto Velho. A ação ensina os alunos a cultivarem ervas medicinais com base em saberes tradicionais, reforçando a conexão entre saúde, sustentabilidade e respeito à natureza. “Esse projeto mostra que é possível educar para preservação, valorizando a cultura local e a ciência. As crianças são agentes multiplicadores e levam esse conhecimento para suas famílias, o que faz toda a diferença”, destacou Marcos Rocha.
As ações chegaram às comunidades de Alvorada do Oeste, Jaci-Paraná e Nova Mutum, regiões próximas a áreas de preservação como o Parque Nacional Mapinguari e a Estação Ecológica Serra dos Três Irmãos. Em Alvorada do Oeste, cerca de 500 estudantes de 10 escolas foram mobilizados com rodas de conversa e dinâmicas sobre queimadas ilegais, clima e preservação.
Tecnologia e educação caminhando juntas
O monitoramento remoto de focos de calor em tempo real é mais uma medida adotada pelo governo para agir com rapidez, mas, segundo o governador Marcos Rocha, o fator decisivo está na consciência coletiva. “A tecnologia nos dá agilidade, mas é com a mobilização das pessoas, com a informação chegando nas escolas e nas comunidades, que conseguimos prevenir de verdade”, enfatizou.
Grupo Rovema conquista o Selo Prata do GHG Protocol pelo 3º ano consecutivo
O Grupo Rovema celebra mais um avanço em sua trajetória sustentável com a renovação, pelo terceiro ano consecutivo, do Selo Prata do Programa Brasil
Amazônia perde 2.090 km² de floresta nos seis primeiros meses de 2025
O desmatamento na Amazônia aumentou 27% nos seis primeiros meses de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 2.090 km² de f
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio
Dificuldade de acesso à água contaminada, agravada pela seca severa e pela ausência de infraestrutura básica, afetando as comunidades ribeirinhas de