Sábado, 28 de junho de 2014 - 23h50

O ar frio polar mais intenso deve garantir em uma madrugada de domingo (29) de frio mais intenso entre as Regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil.
Devido à continentalidade da massa de ar frio polar e ainda a presença de um sistema frontal sobre parte do litoral gaúcho, as temperaturas serão menores no Acre e em Rondônia que em cidades gaúchas, por exemplo.
O mapa abaixo mostra os valores de temperatura mínima registrados às 21 horas (Brasília) de sábado (28). Note a continentalidade do ar polar entrando com força pelo oeste do país.
De acordo com os órgãos oficiais de meteorologia, valores de temperatura mínima entre 8°C e 12°C são previstos para o sul e leste do Acre, oeste e sul de Rondônia, oeste, sudoeste e sul de Mato Grosso e boa parte de Mato Grosso do Sul até a próxima terça-feira (01/07).
Para parte da Região Sul, marcas entre 0°C e 5°C também serão anotadas, com formação de geada, principalmente entre segunda e terça-feira, além de possíveis valores negativos nas regiões mais elevadas.
O ar frio polar também deve alcançar para do Sudeste, especialmente o estado de São Paulo, que já deve ter um domingo com tarde de temperatura bem amena e noite fria, assim como na segunda e na terça-feira.
O frio intenso nesse momento é mais um agravante para as milhares de famílias, que mesmo socorridas e amparadas pela Defesa Civil, por conta das enchentes no Sul, enfrentam transtornos por estarem fora de suas casas. Muitas perderam tudo com as enchentes que ainda seguem ativas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Enquanto boa parte de nossos irmãos brasileiros sofrem com a chuva, as enchentes e o frio, para o restante do país, e principalmente para a imprensa, o clima é de Copa, de comemoração, de festa!
(Crédito da imagem: Reprodução/Inmet)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)
Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental
Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho
Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes
Segunda-feira, 15 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)