Sábado, 3 de maio de 2008 - 07h25
As temperaturas despencaram com o céu limpo e a ausência de nevoeiros. Assim como havia sido previsto pelo CPTEC/INPE, a mínima foi registrada na manhã deste sábado.
Daniel Panobianco – Fez frio em solo rondoniense na madrugada e nas primeiras horas da manhã deste sábado. O ar frio que chegou ao sul da Amazônia na noite de terça-feira e ao Estado de Rondônia na manhã de quarta foi reforçado por ventos mais frios nas camadas médias da atmosfera que seguiram do oceano Atlântico para o continente, a leste da Cordilheira dos Andes.
Com o enfraquecimento das instabilidades que deixaram o céu nublado por três dias seguidos causando nevoeiros e chuviscos esparsos, o céu abriu de vez e as temperaturas despencaram.
Ainda na noite de ontem, a temperatura caiu de 22° para 16°C na região de Vilhena em menos de 4 horas. O mesmo na área central do Estado que teve um declínio acentuado de 4°C das 18 às 23 horas. Mas foi ao amanhecer que as mínimas absolutas foram registradas.
No Cone Sul, os vilhenenses acordaram sob uma mínima de apenas 14°C, com ponto de orvalho de 10°C. Essa é a menor temperatura do ano em Vilhena. O recorde absoluto de frio durante o mês de maio pertence ao ano passado, quando Vilhena registrou apenas 09,5°C no dia 10.
Em Cacoal também fez frio. Pouco depois das 06 horas, os termômetros indicaram apenas 15°C, assim como em Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Ji-Paraná, que registrou três décimos acima, com 15,3°C. O recorde de frio em Ji-Paraná durante o mês de maio também pertence ao dia 10 do ano passado. Na ocasião, a mínima na cidade foi de apenas 11°C.
O frio também foi notório em todo o Vale do Guaporé, onde Costa Marques e São Miguel do Guaporé tiveram 15°C em média.
Na calha do rio Mamoré, o frio também foi presente com 16°C em Guajará-Mirim.
Nas regiões de Jaru e Ariquemes, a queda de temperatura favoreceu uma mínima de 17°C.
Em Porto Velho, a estação automática do INMET, na Zona Sul, registrou mínima de 19,2°C.
Na divisa de Rondônia com o Estado de Mato Grosso, a temperatura mínima observada na estação automática do INMET foi de apenas 12,5°C em Comodoro.
Previsão
Segundo o CPTEC/INPE, as temperaturas devem permanecer amenas a baixas nas próximas duas madrugadas em Rondônia. Ainda deve fazer um pouco de frio neste domingo e na segunda-feira, principalmente no Cone Sul e Vale do Guaporé, com mínimas entre 15°C e 17°C.
A boa noticia é que com o ar mais seco e o céu limpo, durante à tarde as temperaturas sobem gradativamente, até com sensação de calor no norte do Estado, mas à noite volta a esfriar de forma generalizada.
Dados: CTENERG – CPTEC/INPE – INMET – REDEMET
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM
Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
MPF defende assistência técnica ao produtor rural em Rondônia como forma de proteger o meio ambiente
O Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República Gabriel de Amorim, com atuação na área ambiental, participou hoje (31

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Transparência, rastreabilidade e legalidade foram os três pilares defendidos pelo Ministério Público Federal (MPF) na terceira edição do “Diálogos
Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)