Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

FRIAGEM: Recorde de frio em Rondônia




As temperaturas despencaram com o céu limpo e a ausência de nevoeiros. Assim como havia sido previsto pelo CPTEC/INPE, a mínima foi registrada na manhã deste sábado.

Daniel Panobianco – Fez frio em solo rondoniense na madrugada e nas primeiras horas da manhã deste sábado. O ar frio que chegou ao sul da Amazônia na noite de terça-feira e ao Estado de Rondônia na manhã de quarta foi reforçado por ventos mais frios nas camadas médias da atmosfera que seguiram do oceano Atlântico para o continente, a leste da Cordilheira dos Andes. 

Com o enfraquecimento das instabilidades que deixaram o céu nublado por três dias seguidos causando nevoeiros e chuviscos esparsos, o céu abriu de vez e as temperaturas despencaram. 

Ainda na noite de ontem, a temperatura caiu de 22° para 16°C na região de Vilhena em menos de 4 horas. O mesmo na área central do Estado que teve um declínio acentuado de 4°C das 18 às 23 horas. Mas foi ao amanhecer que as mínimas absolutas foram registradas. 

No Cone Sul, os vilhenenses acordaram sob uma mínima de apenas 14°C, com ponto de orvalho de 10°C. Essa é a menor temperatura do ano em Vilhena. O recorde absoluto de frio durante o mês de maio pertence ao ano passado, quando Vilhena registrou apenas 09,5°C no dia 10. 

Em Cacoal também fez frio. Pouco depois das 06 horas, os termômetros indicaram apenas 15°C, assim como em Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Ji-Paraná, que registrou três décimos acima, com 15,3°C. O recorde de frio em Ji-Paraná durante o mês de maio também pertence ao dia 10 do ano passado. Na ocasião, a mínima na cidade foi de apenas 11°C. 

O frio também foi notório em todo o Vale do Guaporé, onde Costa Marques e São Miguel do Guaporé tiveram 15°C em média. 

Na calha do rio Mamoré, o frio também foi presente com 16°C em Guajará-Mirim.
 
Nas regiões de Jaru e Ariquemes, a queda de temperatura favoreceu uma mínima de 17°C. 

Em Porto Velho, a estação automática do INMET, na Zona Sul, registrou mínima de 19,2°C. 

Na divisa de Rondônia com o Estado de Mato Grosso, a temperatura mínima observada na estação automática do INMET foi de apenas 12,5°C em Comodoro.

Previsão
Segundo o CPTEC/INPE, as temperaturas devem permanecer amenas a baixas nas próximas duas madrugadas em Rondônia. Ainda deve fazer um pouco de frio neste domingo e na segunda-feira, principalmente no Cone Sul e Vale do Guaporé, com mínimas entre 15°C e 17°C. 

A boa noticia é que com o ar mais seco e o céu limpo, durante à tarde as temperaturas sobem gradativamente, até com sensação de calor no norte do Estado, mas à noite volta a esfriar de forma generalizada.

Dados: CTENERG – CPTEC/INPE – INMET – REDEMET
Fonte: AMAZONIAOVIVO.COM

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)