Terça-feira, 13 de julho de 2010 - 15h02
Uma frente fria que atua sobre o sul do país já atinge o Mato Grosso nessa terça-feira (13) e chega ao centro-sul de Rondônia a partir dessa tarde, afirmam os meteorologistas do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). O tempo muda bruscamente e aumenta de forma significativa a quantidade de nuvens, a umidade do ar e as condições de chuva em todas as áreas do estado. Chuvas previstas a qualquer hora do dia no sul do estado e no Vale do Guaporé. Na capital e nas demais áreas de Rondônia, pancadas de chuva e trovoadas podem ocorrer a partir da tarde.
Esta frente fria traz a sétima friagem do ano, a terceira de caráter significativo, ou seja, realmente perceptível em todo o estado. Com isso, a expectativa é de queda na temperatura no decorrer da semana, principalmente nas cidades do Cone-Sul e Vale do Guaporé, onde, normalmente, as massas polares atuam com mais intensidade.
Temperaturas mais baixas no final da semana
Segundo a previsão meteorológica, esta friagem terá duração significativa, assim como a registrada em maio desse ano. A tendência é que os termômetros abaixem a partir de hoje, mas o frio mais intenso virá na sexta-feira (16), atingindo o auge no sábado.
Nesta quarta-feira (14) a previsão é de mínimas de 16 ºC em Vilhena, 17 ºC em Guajará-Mirim, 18 ºC em Pimenta Bueno, 19 ºC em Ji-Paraná, 20 ºC em Ariquemes e 21 ºC em Porto Velho. Já na sexta-feira, a previsão indica mínimas de até 13 ºC em Vilhena, 14 ºC em Guajará-Mirim, 16 ºC em Pimenta Bueno, 17 ºC em Ji-Paraná, 18 ºC em Ariquemes e 19 ºC em Porto Velho. Tradicionalmente, as mínimas são registradas durante a madrugada. Nessa friagem, a madrugada mais fria será a de sexta para sábado.
É possível verificar que na capital as temperaturas mínimas poderão não ser tão baixas, entretanto, a máxima chegará somente a 26ºC na quarta-feira e apenas 23ºC na sexta, o que significa que os próximos dias serão bem amenos e diferentes dos registrados ultimamente. A sexta-feira, inclusive, promete a tarde mais fria do ano em todo o estado.
Já na próxima semana, as temperaturas voltam a subir. A partir de segunda, os termômetros deverão voltar a bater os 30 ºC.
Fonte: Vanessa Ibrahim
O Instituto Amazônia+21 e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizaram, na tarde desta quinta-feira, 11, um acordo de
O governo de Rondônia realizou a primeira edição da pesca manejada de 2025 no Rio Cautário, alcançando resultados expressivos. Entre os dias 15 de a
O Ministério Público Federal (MPF), em conjunto com o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), obteve uma vitória judicial que obriga a conc
STF garante orçamento para proteção ambiental em Rondônia após atuação do MPRO
O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, em decisão divulgada nesta quinta-feira (28/8), o Governo de Rondônia a abrir créditos extraordinários p