Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Fórum indígena debate meio ambiente


Com o propósito de discutir a situação dos índios na floresta amazônica, o meio ambiente e o desenvolvimento na região, a Coordenação das Organizações da Amazônia promove o III Fórum Permanente dos Povos Indígenas em Porto Velho (RO), no bairro Nossa Senhora das Graças. O evento começou ontem (28) e termina nesta sexta-feira (30).

Cerca de 300 lideranças indígenas de 196 etnias brasileiras, bolivianas e guianêsas foram convidadas para participar do Fórum. O mandato da senadora Fátima enviou a assessora técnica, Áurea Lúcia Queiroz, para representar a parlamentar no evento. “Em função de uma agenda lotada não pude comparecer ao Fórum, mas a minha assessora que cuida das questões indígenas me representa no evento”, disse Fátima.

Nesta quinta-feira à tarde, às 13h30, o Fórum debaterá sobre o tema “Sociabilizando as preocupações e demandas regionais com os impactos da PAC, do IIRSA e definindo estratégias de enfrentamento”. Após a palestra, grupos de trabalho formados por povos indígenas de Rondônia, Acre, Pará, Amapá e Mato Grosso discutirão os impactos das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau no Rio Madeira, de Belo Monte, Paratinga II e outras usinas de pequeno porte na região da Bacia do Xingu, assim como as obras de transmissão de energia na região amazônica.

Amanhã o Fórum será aberto com exposição de Paulo Moutinho do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Adriana Ramos da ONG Instituto Sócio-Ambiental (ISA) e Domingos Barreto da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) que falarão sobre o tema: “O papel das terras indígenas diante das mudanças Climáticas: desafios e oportunidades”. 

Durante à tarde de sexta, serão organizados grupos de trabalho para debater sobre Direito Ambiental nacional e internacional, salários dos servidores ambientais e das unidades de conservação em territórios indígenas.

Fonte: Henrique Teixeira

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

Megaoperação destrói infraestrutura criminosa na Terra Indígena Yanomami

As Forças de Segurança do governo brasileiro estão em ação conjunta ao redor e dentro da Terra Indígena Yanomami para impedir atividades criminosas

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

Projeto do CIMCERO e TJ-RO amplia estrutura para beneficiar viveiros em Rondônia

A parceria entre o Consórcio Público Intermunicipal de Rondônia (CIMCERO) e o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia tem incentivado junto as pre

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)