Quarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Fórum de Mudanças Climáticas pontua acões na proteção ambiental defendidas pelo governador Marcos Rocha


Fórum de Mudanças Climáticas pontua acões na proteção ambiental defendidas pelo governador Marcos Rocha - Gente de Opinião

O debate para promover ações de proteção ambiental foi uma das pautas discutidas durante o 4º Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, nesta quinta-feira (17), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. Avanços de medidas em prol do meio ambiente, com acões defendidas pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, foram pontuados durante o evento, que contou com a presença de diversas autoridades estaduais e entidades que atuam diretamente no setor, fortalendo as políticas públicas e combate a crimes ambientais.

O governador destaca relevância da troca de conhecimento com vistas a encontrar soluções para evitar os impactos das mudanças climáticas e promover a sustentabilidade. “Este é o compromisso do governo do estado, ou seja, liderar esforços que contribuam através de ações, iniciativas e estratégias para superar desafios. Com o Fórum, criamos oportunidades para que especialistas, sociedade civil e entidades alinhem ideias e tracem planos que proporcionem a melhor governação climática", declarou.

Coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), o Fórum incluiu temas como “Governança climática”, Fomento de pagamentos por Serviços Ambientais”, “Programas de recuperação de nascentes” e Enfrentamento à crise hídrica”. As ações de combate à incêndios ilegais também foram abordadas, como a “Operação Temporã I”, no Parque Estadual de Guajará-Mirim, e “Operação Temporã II”, na Estação Ecológica Soldado da Borracha, em Cujubim.

O secretário da Sedam, Marco Antônio Lagos, destaca que, "estamos nesta linha de frente combatendo a disseminação de atividades ilícitas para evitar que sejam reincidentes. Podemos mudar mais este cenário com a conscientização da população, que contribui de forma mais ampla", comenta.

Fórum de Mudanças Climáticas pontua acões na proteção ambiental defendidas pelo governador Marcos Rocha - Gente de Opinião

DEBATES IMPORTANTES

Segundo o vice-governador do estado, Sérgio Gonçalves, o governo trabalha para manter o desenvolvimento econômico e sustentável. "Um exemplo importante é o Plano de Desenvolvimento Econômico de Pesca Esportista, que está em andamento para melhorar as boas práticas da atividade no estado. Esta iniciativa, e tantas outras, convergem para prevenção da degradação dos recursos naturais que impactam na qualidade de vida das pessoas e, consequentemente, no crescimento do estado.”

O Fórum é uma medida vital para abordar questões cruciais relacionadas às mudanças climáticas e à gestão ambiental no estado, com o objetivo de promover o debate e a troca de ideias sobre como avançar na política de governança do estado e serviços ambientais, com especialistas, líderes políticos e membros da sociedade civil.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

Operação “Protetor dos Biomas” reforça ações integradas de combate ao desmatamento em Rondônia

O governo de Rondônia, em uma iniciativa conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia C

Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária inicia monitoramento de vetores na Bacia Leiteira em Porto Velho (RO)

Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária inicia monitoramento de vetores na Bacia Leiteira em Porto Velho (RO)

A Fiocruz Rondônia, em parceria com uma rede de instituições nacionais e internacionais, deu início à Fase 3 do Projeto Pró-Amazônia Malária. Esta

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

ABAV e Meu Pé de Árvore firmam parceria para transformar a ABAV Expo em evento regenerativo a partir de 2026

Em um momento emblemático do turismo nacional, a ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) e a Meu Pé de Árvore, startup de impac

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

No Mês da Árvore, alunos trocam a sala pelo viveiro e colocam a mão na terra

No Mês da Árvore, estudantes de escolas municipais transformaram o viveiro em sala de aula: conheceram a produção de mudas, entenderam a recomposiçã

Gente de Opinião Quarta-feira, 22 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)