Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Força Nacional atuará por mais 90 dias no combate ao desmatamento em Rondônia


 
Christina Machado
Agência Brasil 

O Ministério da Justiça autorizou a permanência da Força Nacional de Segurança Pública nos estados do Pará, de Rondônia e de Mato Grosso, por mais 90 dias prorrogáveis, a partir de hoje (22).

A Força Nacional está na área desde 2008 para reforçar o efetivo do Departamento de Polícia Federal nas ações de combate ao desmatamento ilegal em áreas de preservação ambiental. A portaria foi publicada hoje (22) no Diário Oficial da União.

A presença da força nesses estados tem também o sentido de preservar a integridade física dos envolvidos. Para tanto, o uso de armas letais para legítima defesa dos policiais e de terceiros não está descartado.

Nos estados do Pará e de Mato Grosso estão alguns dos 43 municípios que mais desmataram a Amazônia. Juntos, eles foram responsáveis por 55% do desmatamento da Amazônia Legal em 2008, num total de 11,9 mil quilômetros quadrados.

A inclusão dos municípios nessa lista levou em conta a área total desmatada, o aumento da taxa de desmatamento nos últimos cinco anos e a derrubada de área igual ou maior que 200 quilômetros quadrados de floresta. No município de Feliz Natal (MT), por exemplo, o desmatamento saltou de 22 para 207 quilômetros quadrados entre 2007 e 2008.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)