Porto Velho (RO) segunda-feira, 6 de julho de 2020
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

FESTCINE HOMENAGEIA O DIA DA AMAZÔNIA


 
Festcine Amazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental homenageia Dia da Amazônia
 

FESTCINE HOMENAGEIA O DIA DA AMAZÔNIA   - Gente de Opinião



Nesta sexta-feira (5 de setembro) comemora-se o Dia da Amazônia e o Festcine Amazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental cuja preocupação permanente é o debate sobre a questão ambiental homenageia esta data com uma campanha objetivando alertar a população sobre os desmandos que a natureza vem sofrendo com desmatamentos desordenados e as queimadas que a cada dia devastam a floresta amazônica.

O trabalho de criação realizado por Rudney Prado através da utilização de uma das fotos da série Queimadas, do renomado fotógrafo rondoniense Luiz Brito traduz esta preocupação. De acordo com os organizadores do Festival, o anúncio que ilustra esta campanha pela preservação do meio ambiente, pode ser copiado por quem desejar, principalmente pela internet.

A floresta amazônica brasileira é uma das regiões mais ricas do mundo devido a sua diversidade biológica. O clima, a flora e a fauna da Amazônia são muito sensíveis e por isso existe uma grande preocupação quanto ao desenvolvimento sustentável da região e somando todas as áreas recobertas pela floresta, temos o incrível número de 6 milhões de quilômetros quadrados. A parte brasileira é calculada em 3 milhões e meio de quilômetros quadrados, o que representa mais de 50% da floresta e 42% do território nacional. 

Para conscientizar a população sobre a importância da floresta amazônica Brasileira foi criado o Dia da Amazônia, data escolhida em homenagem a criação da Província do Amazonas, em 1850 por D.Pedro II. Esta data comemorativa pretende promover a preservação ambiental e sustentabilidade da floresta amazônica brasileira, além de uma fiscalização mais rígida na região para diminuir a destruição e desmatamento da região. 

O Festcine Amazônia através do audiovisual pretende exatamente isso, ou seja, promover a educação ambiental, a preservação do meio ambiente e pretende sensibilizar os espectadores sobre a importância da floresta amazônica brasileira com a exibição de filmes de ficção, documentários, animações e reportagens com temática ambiental. 

Lembramos que as inscrições para a 6ª edição do Festcine Amazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental cujo tema deste ano é “Não – A Natureza não pode sair de cena” vão até 6 de setembro. O Festival acontece em Porto Velho, Rondônia no período de 10 a 15 de novembro de 2008

Fonte: Ascom/Festcine

Mais Sobre Meio Ambiente

Garimpagem: o grande vilão

Garimpagem: o grande vilão

Além das hidrelétricas, da queda natural gerada pelo fluxo das águas, da forte trepidação dos potentes motores dos empurradores de balsas, um outro  p