Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

FESTCINE HOMENAGEIA O DIA DA AMAZÔNIA


 
Festcine Amazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental homenageia Dia da Amazônia
 

FESTCINE HOMENAGEIA O DIA DA AMAZÔNIA   - Gente de Opinião



Nesta sexta-feira (5 de setembro) comemora-se o Dia da Amazônia e o Festcine Amazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental cuja preocupação permanente é o debate sobre a questão ambiental homenageia esta data com uma campanha objetivando alertar a população sobre os desmandos que a natureza vem sofrendo com desmatamentos desordenados e as queimadas que a cada dia devastam a floresta amazônica.

O trabalho de criação realizado por Rudney Prado através da utilização de uma das fotos da série Queimadas, do renomado fotógrafo rondoniense Luiz Brito traduz esta preocupação. De acordo com os organizadores do Festival, o anúncio que ilustra esta campanha pela preservação do meio ambiente, pode ser copiado por quem desejar, principalmente pela internet.

A floresta amazônica brasileira é uma das regiões mais ricas do mundo devido a sua diversidade biológica. O clima, a flora e a fauna da Amazônia são muito sensíveis e por isso existe uma grande preocupação quanto ao desenvolvimento sustentável da região e somando todas as áreas recobertas pela floresta, temos o incrível número de 6 milhões de quilômetros quadrados. A parte brasileira é calculada em 3 milhões e meio de quilômetros quadrados, o que representa mais de 50% da floresta e 42% do território nacional. 

Para conscientizar a população sobre a importância da floresta amazônica Brasileira foi criado o Dia da Amazônia, data escolhida em homenagem a criação da Província do Amazonas, em 1850 por D.Pedro II. Esta data comemorativa pretende promover a preservação ambiental e sustentabilidade da floresta amazônica brasileira, além de uma fiscalização mais rígida na região para diminuir a destruição e desmatamento da região. 

O Festcine Amazônia através do audiovisual pretende exatamente isso, ou seja, promover a educação ambiental, a preservação do meio ambiente e pretende sensibilizar os espectadores sobre a importância da floresta amazônica brasileira com a exibição de filmes de ficção, documentários, animações e reportagens com temática ambiental. 

Lembramos que as inscrições para a 6ª edição do Festcine Amazônia – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental cujo tema deste ano é “Não – A Natureza não pode sair de cena” vão até 6 de setembro. O Festival acontece em Porto Velho, Rondônia no período de 10 a 15 de novembro de 2008

Fonte: Ascom/Festcine

Gente de OpiniãoSábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

Gente de Opinião Sábado, 13 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)