Porto Velho (RO) quinta-feira, 20 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Fazenda Santa Elina foi desocupada, mas pequeno grupo resiste


 
O imóvel foi desocupado pacificamente, porém um pequeno grupo resiste com base em informações enganosas 

Os representantes do acampamento de trabalhadores rurais sem terra da fazenda Santa Elina, em Corumbiara, Sandro Paulo Barbosa e João Carlos Rodrigues, informaram à Ouvidoria Agrária Regional que 265 famílias desocuparam o imóvel na quinta-feira (26), conforme negociação mantida em reunião com o ouvidor agrário nacional, Gercino José da Silva Filho, em 10 de junho. A fazenda estava ocupada desde o início do mês de maio deste ano. A principal reivindicação era a desapropriação do imóvel.

Segundo eles, ainda permanecem na área 16 adultos e 03 crianças, sob a coordenação de outras lideranças, que utilizam o falso argumento de que o Incra iria demarcar a terra para os acampados, alegando suposto telefonema do presidente da instituição. 

Informação enganosa

O superintendente do Incra em Rondônia, Carlino Lima, esclareceu que essa informação é enganosa. "Qualquer ação do Programa Nacional de Reforma Agrária, envolvendo a Fazenda Santa Elina ou qualquer outro imóvel, somente pode ser coordenada e executada pelo Incra, através de sua superintendência regional, que tem para isso um conjunto de legislações e regulamentações assegurando a lisura do processo", afirmou.

Ele alertou aos trabalhadores rurais que não confiem em informações não oficiais relacionadas à reforma agrária e regularização fundiária e colocou à disposição os telefones do órgão e da ouvidoria agrária regional para dirimir dúvidas: (69) 3229.1545 - Ramais: 305 e 243.

Fonte: INCRA-Jeanne Machado

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat