Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Estande Seapes-Emater faz sucesso na Expoari


Um dos estandes mais visitados desde a abertura da Exposição Agropecuária de Ariquemes tem sido o da Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RO).

"Estão representados ali todos os principais programas de trabalho da Seapes/Emater, como o Inseminar, de melhoria genética do gado, o Semear, de distribuição de sementes selecionadas, o Solo Fértil, de aplicação de calcário dolomítico para correção de acidez, e de mecanização agrícola, que já beneficiou 15 000 pequenos produtores em todo o Estado com 75 000 horas-máquina nos últimos quatro anos", afirmou o chefe de gabinete da Seapes, Evaldo Lima, que acompanhou equipe técnica da secretaria presente à abertura da festa, no último sábado (21/07).

Um dos destaques do estande é uma maquete elaborada pela equipe técnica do escritório local da Emater, coordenado por João Abílio Diniz.

Na região de Ariquemes, algumas das iniciativas mais bem-sucedidas foram: (1) através do Projeto Inseminar, o atendimento a 10 associações, que englobam 94 famílias, com a aplicação de sêmen de alta linhagem em bezerras com aptidão leiteira, nas Linhas 60, 70 e ao longo das BRs 364 e 421; (2) a formação da Cooperativa de Agricultores Familiares Piscicultores, que irá abastecer o primeiro frigorífico de peixes na cidade, a ser inaugurado nos próximos 90 dias; (3) a distribuição de 1.400 toneladas de calcário para 26 associações; (4) a distribuição de 132.000 kg de sementes selecionadas, e o conseqüente recebimento de mais de 60 toneladas de alimentos, distribuídos às famílias carentes da cidade e (5) o ProMec, que atendeu a 222 famílias das Linhas C-165 e C-167, principalmente com enleiramento, abertura de carreadores e terreirões para secagem de café.

"Especificamente em relação ao ProMec, é bom frisar que já estão reservadas para este ano mais 2 000 horas-máquina, que irão beneficiar cerca de 400 famílias", explica o secretário titular da Seapes. Marco Antonio Petisco.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Soltura de Quelônios no vale do Guaporé

Há cerca de 39 anos atrás um Quilombola, nascido no Vale do Guaporé, preocupado com o possível extermínio dos Quelônios (Tracajás, Tartarugas e outr

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)