Sábado, 26 de março de 2022 - 08h39

Encerrando as atividades em alusão a Semana Mundial da Água, alunos da Escola Estadual Murilo Braga participaram, nesta sexta-feira (25), do circuito ambiental promovido pela Prefeitura. Na ocasião, os estudantes visitaram o acervo histórico do Parque Natural de Porto Velho e o novo espaço das orquídeas.
O estudante Nicolas Silva destacou aprendizados durante a programaçãoA programação foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) em ação conjunta com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Durante o encontro, os alunos conheceram as principais espécies de plantas e animais no acervo histórico do parque, que também passou a contar com um novo espaço onde estão catalogadas várias espécies de orquídeas exóticas e nativas da região amazônica.
“A ideia desse encontro é quebrar o paradigma de que as aulas só devem ser feitas na sala de aula. A proposta aqui é trazer os alunos para conhecer o que a nossa natureza tem a oferecer de melhor, que é a pluralidade de espécies presentes na Floresta Amazônica”, destacou Alexandro Pincer, titular da Sema.
No decorrer da visita, equipes de educação ambiental e guias turísticos do parque levaram os alunos para um passeio na trilha ecológica no meio da reserva florestal. Além do passeio, os alunos também conheceram o orquidário e diversos brinquedos que estão à disposição dos visitantes.
“As atividades realizadas nesta semana foram muito boas, eu pude aprender como funciona o sistema de tratamento de água e também aprendi que é possível utilizar copos descartáveis para criação de girassol. E hoje estamos conhecendo o Parque Natural da nossa cidade”, conta o aluno Nícolas Campelo Silva.
No decorrer da semana, os alunos da escola Murilo Braga e da escola Municipal Antônio Ferreira discutiram diversos temas sobre a água. Entre eles, o uso das bacias hidrográficas da região, consumo inadequado e desperdício de água potável, mudanças climáticas e impactos ambientais na recuperação e preservação dos recursos naturais de nascentes, mananciais e cursos d’água em áreas urbanas.
O Parque Natural fica localizado no fim da avenida Prefeito Chiquilito Erse, antiga Rio Madeira, de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.
Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)
Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas
Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

Transparência, rastreabilidade e legalidade foram os três pilares defendidos pelo Ministério Público Federal (MPF) na terceira edição do “Diálogos

Desova das tartarugas-da-Amazônia tem início no Vale do Guaporé após dois meses de atraso
O dia amanhece lento no seio do Vale do Guaporé. O sol se abre sobre as águas e o calor começa a desenhar sombras de vida na areia. A natureza, aq
Quinta-feira, 30 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)