Porto Velho (RO) sexta-feira, 21 de setembro de 2018
×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embrapa Rondônia lança novo portal com conteúdo interativo



A Embrapa Rondônia lança esta semana um novo portal institucional com conteúdo atualizado e recursos interativos. Projetado para tornar mais acessíveis aos clientes os conhecimentos gerados pelo centro de pesquisa, o novo portal foi esteticamente reformulado e conta com recursos como banco de dados com publicações, lista interativa da equipe e perfil no Twitter. Textos e fotos da história da unidade, campos experimentais e laboratórios de pesquisa também fazem parte do novo conteúdo.
O projeto foi desenvolvido ao longo deste ano de 2009 e levou em consideração um fator determinante: a principal contribuição da Embrapa Rondônia é o conhecimento. São esforços de pesquisa que envolvem dezenas de profissionais altamente qualificados e que resultam em publicações como sistemas de produção, comunicados técnicos e livros voltados à realidade da Amazônia, com foco no Estado de Rondônia.
Com base nesta constatação foi elaborado um banco de dados com as principais publicações lançadas pelo centro de pesquisa nos últimos anos. O sistema permite uma busca por palavra-chave,  por autoria ou por tipo de publicação. O usuário pode ordenar os resultados da busca por título, autor, tipo ou ano. Clicando em um dos itens listados é aberta a página da publicação, com uma imagem da capa, a lista de autores, resumo, palavras-chave e o mais importante: a publicação completa em formato digital (PDF) disponível para baixar.

Inteligência da informação

A organização estruturada das informações em banco de dados permite ao sistema estabelecer relações entre os conteúdos. Um exemplo prático desta potencialidade é a nuvem de palavras-chave, que relaciona publicações com notícias. As palavras-chave mais comuns aparecem na tela com um tamanho de letra maior. Ao clicar em “cafeicultura”, por exemplo, o usuário terá acesso a uma lista com as publicações relacionadas ao tema e notícias sobre eventos e atividades de pesquisa com café.
Outro recurso do novo portal é a lista de pesquisadores e técnicos. As informações de cada profissional também ficam armazenadas em banco de dados e estão relacionada às publicações. Ao ver a lista de autores de um livro, por exemplo, é possível saber mais detalhes sobre cada profissional, como currículo, e-mail, foto e endereço do currículo na plataforma Lattes. O portal traz também a lista completa da equipe.


Canais de comunicação

Além de publicações, notícias e equipe, o portal oferece novos canais de comunicação com os usuários. O Serviço de Atendimento ao Cliente foi remodelado e conta agora com um formulário para contato no novo portal. Outro formulário está disponível para solicitações de publicações ou dados a respeito do acervo da biblioteca da Embrapa Rondônia, que conta com aproximadamente 14 mil títulos.
Fenômeno da internet no último ano, o Twitter é mais um recurso adotado pela Embrapa Rondônia para tornar acessíveis os resultados de pesquisa alcançados. O serviço de microblog permite que usuários escrevam pequenas mensagens de até 140 caracteres e que sigam ou sejam seguidos por outras pessoas. O endereço da Embrapa Rondônia no Twitter é http://twitter.com/embraparondonia
O novo portal da Embrapa Rondônia, uma das 42 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, conta também com textos atualizados a respeito dos cinco campos experimentais, oito laboratórios, setores administrativos, núcleos de pesquisa, serviços, além de apresentação, histórico e outros conteúdos

Fonte: Emprapa-RO

Mais Sobre Meio Ambiente

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

SP corre risco de enfrentar crise hídrica mais grave que a de 2014

O Sistema Cantareira, que abastece parte da capital paulista e da Região Metropolitana, estava com quase 60% da capacidade um ano antes da crise de 20

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Novo marco legal do saneamento gera polêmica no setor

Agentes reguladores estão avaliando a medida provisória

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Parque Ecológico Municipal recebe plantio de Ipê e Flamboyant

Um grupo de 30 crianças da Fundação JiCred plantou mudas de ipê e flamboyant no Parque Ecológico Municipal. A ação foi realizada pelo Sistema Cooperat