Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embrapa/RO busca certificação inédita de propriedade livre de tuberculose e brucelose



Médicos veterinários da Embrapa Rondônia realizaram na última semana a segunda bateria de exames para certificar uma propriedade de Porto Velho como livre de brucelose e tuberculose bovina. O processo foi acompanhado por um profissional da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) e a propriedade pode ser a primeira no Estado a conquistar a certificação. Para isso, é necessário que todos os animais do rebanho sejam examinados três vezes, em diferentes etapas, num período máximo de 240 dias, com resultados negativos para as duas doenças.

O controle de brucelose e de tuberculose em bovinos tem importância especial porque as doenças podem ser transmitidas aos seres humanos. De acordo com levantamento feito pela Idaron em 2004, 34,6% das propriedades inspecionadas apresentavam ao menos um animal contaminado com a brucelose. Causadas por bactérias, as doenças podem ser contraídas pelo contato direto com o animal ou pelo consumo de carne e leite contaminados.

O trabalho desenvolvido na propriedade experimental da Embrapa Rondônia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é inédito em Rondônia. Não existe nenhuma propriedade certificada como livre de tuberculose e brucelose no Estado. Basta o resultado da terceira bateria de exames para comprovar a sanidade dos 51 animais do rebanho.

Supervisor do Laboratório de Sanidade Animal da Embrapa Rondônia, o médico veterinário Francelino Goulart da Silva Netto explica que a tuberculinização é a técnica utilizada por alcançar alta especificidade no diagnóstico de tuberculose em bovinos. As tuberculinas são extratos obtidos de cultivos de filtrados microbianos, previamente esterilizados e aplicados no animal. O local da injeção é observado após 72 horas. Caso haja reação alérgica, o animal está com tuberculose. No caso da brucelose, o diagnóstico é realizado em laboratório, a partir de amostras de sangue do animal.


Zoonoses


Tanto a tuberculose quanto a brucelose são zoonoses, ou seja, doenças de animais transmissíveis aos seres humanos. O bacilo da tuberculose bovina (Mycobacterium bovis) é diferente do que acomete os humanos (Mycobacterium tuberculosis), mas a pessoa contaminada com ambas as bactérias manifesta a doença, com os mesmos sintomas. O contágio acontece, na maioria das vezes, pelas vias respiratórias. O criador inspira as bactérias expelidas no ar pelo animal doente. O leite e a carne crua também são fontes de contaminação.

A brucelose, por sua vez, é transmitida pelos restos placentários, pelo feto e pelos líquidos eliminados após o aborto, que irão contaminar a pastagem. O leite ingerido in natura é outra fonte de contaminação. Nos ser humano, a enfermidade pode causar aborto nas mulheres gestantes, dores de cabeça, febres, suores noturnos, calafrios, dores nas articulações e perda de apetite. Em casos mais graves, pode causar orquite e levar à esterilidade.

De acordo com o coordenador do Programa Estadual de Combate e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Fabiano Benitez Vendrame, os animais diagnosticados com as doenças precisam ser sacrificados, para evitar o contágio do resto do rebanho. Os frigoríficos seguem procedimentos para que a carne dos animais doentes possam ser consumidas de maneira segura. A pasteurização ou a fervura do leite também eliminam o risco de contágio.

Fonte: Embrapa Rondônia

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

Cultura, tecnologia e saber popular em ação de plantio e muvuca da Ecoporé no Nova Conquista

O Carnaval de Porto Velho será lembrado não apenas pelo ritmo nas ruas, mas pelas raízes que agora crescem no solo do Assentamento Nova Conquista. A

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

Justiça obriga Funai e Santo Antônio Energia a compensar danos ambientais a povos indígenas em Rondônia

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença da Justiça Federal em Rondônia que condenou a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

Prefeitura organiza comitê de enfrentamento a crises climáticas em Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho realizou reunião nesta sexta-feira (6), para dar andamento a criação do Comitê de Crise Hídrica e Monitoramento de Event

Prefeitura de Porto Velho registra avistamento de onça-parda em área urbana e intensifica monitoramento no Parque Circuito

Prefeitura de Porto Velho registra avistamento de onça-parda em área urbana e intensifica monitoramento no Parque Circuito

A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)