Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Embrapa lança campanha pela sustentabilidade


Embrapa Rondônia - A agropecuária brasileira já utiliza soluções sustentáveis desenvolvidas pela pesquisa. Essa é a principal mensagem que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai apresentar durante a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Para que essa mensagem chegue ao público da forma mais eficiente possível, a Empresa lançou a campanha Agro Sustentável, que vai esclarecer e orientar os participantes da Rio+20, e a sociedade em geral, sobre sustentabilidade na agropecuária, dando visibilidade às soluções da pesquisa brasileira.

Em textos objetivos, a campanha aborda 12 grandes temas: Fixação Biológica de Nitrogênio; Água e Solo; Agroenergia; Florestas; Tratamento de Resíduos Animais; Recuperação de Pastagens Degradadas; Sistema Plantio Direto; Biodiversidade, Agrobiodiversidade e Agroecologia; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; Inclusão Produtiva e Social; Gestão Ambiental e Territorial; e Sistemas de Produção Sustentável.

Uma das ações da campanha foi o lançamento da hotpage Agro Sustentável (www.agrosustentavel.com.br), onde a Embrapa apresenta, em vídeos e conteúdos, as soluções da pesquisa brasileira para uma agropecuária sustentável. O objetivo é contribuir para a mudança de comportamento de interlocutores da Empresa e da sociedade, sensibilizando-os para o papel de protagonismo que o setor agropecuário pode assumir na construção de uma economia verde.

Na hotpage, o internauta encontra informações para download e pode compartilhar esses conteúdos nas redes sociais. A campanha Agro Sustentável também está presente na web 2.0, com o perfil no Facebook (www.facebook.com/agrosustentavel)  e no YouTube (www.youtube.com/agrosustentavel), onde conteúdos sobre tecnologias agropecuárias atuais e futuras, além de notícias em tempo real sobre a Rio +20, poderão ser acessados e disseminados pelos usuários, motivando a troca de mensagens e diálogos em torno do tema sustentabilidade.

Campanha publicitária – No mês de junho, a Embrapa coloca no ar uma campanha publicitária na televisão, rádio, revistas, internet e mídia exterior em aeroportos e centros comerciais do Rio de Janeiro. Com o mote “A gente colhe o que planta. Agricultura sustentável: atendendo o presente para garantir o futuro”, a campanha pretende esclarecer ao público que a agropecuária sustentável é resultado de integração de esforços entre vários setores (produtivo, científico, governo e sociedade) e várias soluções.

Além disso, a campanha quer estimular as pessoas a buscarem esclarecimentos e informações sobre o assunto, levando a uma mudança de comportamento: “Informe-se, entenda, compartilhe. Quem colhe os bons frutos é o planeta”, dizem os anúncios.

Fonte: Eduardo Pinho Rodrigues   / Kadijah Suleiman

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

Ecobarreiras reforçam ações da Prefeitura de Porto Velho contra alagamentos e poluição dos igarapés

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), através dos Serviços Básicos, vem ampliando o uso das ecoba

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

ONGs acionam Justiça para barrar perfuração na Foz do Amazonas

Oito organizações de movimentos ambientalista, indígena, quilombola e de pescadores artesanais entraram na quarta-feira (22) com ação na Justiça Fede

MPF participa de diálogo sobre legalidade e responsabilidade socioambiental nas cadeias de carne e soja

MPF participa de diálogo sobre legalidade e responsabilidade socioambiental nas cadeias de carne e soja

Transparência, rastreabilidade e legalidade foram os três pilares defendidos pelo Ministério Público Federal (MPF) na terceira edição do “Diálogos

Desova das tartarugas-da-Amazônia tem início no Vale do Guaporé após dois meses de atraso

Desova das tartarugas-da-Amazônia tem início no Vale do Guaporé após dois meses de atraso

O dia amanhece lento no seio do Vale do Guaporé. O sol se abre sobre as águas e o calor começa a desenhar sombras de vida na areia. A natureza, aq

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)