Segunda-feira, 11 de junho de 2012 - 11h50
Embrapa Rondônia - A agropecuária brasileira já utiliza soluções sustentáveis desenvolvidas pela pesquisa. Essa é a principal mensagem que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai apresentar durante a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.
Para que essa mensagem chegue ao público da forma mais eficiente possível, a Empresa lançou a campanha Agro Sustentável, que vai esclarecer e orientar os participantes da Rio+20, e a sociedade em geral, sobre sustentabilidade na agropecuária, dando visibilidade às soluções da pesquisa brasileira.
Em textos objetivos, a campanha aborda 12 grandes temas: Fixação Biológica de Nitrogênio; Água e Solo; Agroenergia; Florestas; Tratamento de Resíduos Animais; Recuperação de Pastagens Degradadas; Sistema Plantio Direto; Biodiversidade, Agrobiodiversidade e Agroecologia; Integração Lavoura-Pecuária-Floresta; Inclusão Produtiva e Social; Gestão Ambiental e Territorial; e Sistemas de Produção Sustentável.
Uma das ações da campanha foi o lançamento da hotpage Agro Sustentável (www.agrosustentavel.com.br), onde a Embrapa apresenta, em vídeos e conteúdos, as soluções da pesquisa brasileira para uma agropecuária sustentável. O objetivo é contribuir para a mudança de comportamento de interlocutores da Empresa e da sociedade, sensibilizando-os para o papel de protagonismo que o setor agropecuário pode assumir na construção de uma economia verde.
Na hotpage, o internauta encontra informações para download e pode compartilhar esses conteúdos nas redes sociais. A campanha Agro Sustentável também está presente na web 2.0, com o perfil no Facebook (www.facebook.com/agrosustentavel) e no YouTube (www.youtube.com/agrosustentavel), onde conteúdos sobre tecnologias agropecuárias atuais e futuras, além de notícias em tempo real sobre a Rio +20, poderão ser acessados e disseminados pelos usuários, motivando a troca de mensagens e diálogos em torno do tema sustentabilidade.
Campanha publicitária – No mês de junho, a Embrapa coloca no ar uma campanha publicitária na televisão, rádio, revistas, internet e mídia exterior em aeroportos e centros comerciais do Rio de Janeiro. Com o mote “A gente colhe o que planta. Agricultura sustentável: atendendo o presente para garantir o futuro”, a campanha pretende esclarecer ao público que a agropecuária sustentável é resultado de integração de esforços entre vários setores (produtivo, científico, governo e sociedade) e várias soluções.
Além disso, a campanha quer estimular as pessoas a buscarem esclarecimentos e informações sobre o assunto, levando a uma mudança de comportamento: “Informe-se, entenda, compartilhe. Quem colhe os bons frutos é o planeta”, dizem os anúncios.
Fonte: Eduardo Pinho Rodrigues / Kadijah Suleiman
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho informa o registro de avistamento de uma onça-parda (Puma concolor), também conhecida como suçuarana, nas proximidades do

Estudante da UFSCar descobre nova espécie de ave na Amazônia
Um canto incomum ouvido na Serra do Divisor, no estado do Acre, na fronteira com o Peru, levou o biólogo e ilustrador Fernando Igor de Godoy, doutor

A Ecoporé, instituição com 37 anos de história em Rondônia, e o Bloco Pirarucu do Madeira uniram forças em uma ação que redefine a relação entre as

Pesquisadores de Porto Velho-RO apresentam solução inovadora para reaproveitar água de ar-condicionado em prédios públicos, promovendo sustentabilid
Quinta-feira, 29 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)