Terça-feira, 29 de abril de 2008 - 12h47
Projeto analisa impactos da expansão pecuária no norte e centro-oeste
Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) está desenvolvendo um banco de dados -"data warehouse"- que permitirá a análise de informações coletadas nos últimos dez anos na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal.
Os dados vão mostrar o impacto da bovinocultura e subsidiar a criação de políticas públicas específicas para o setor. Esse subprojeto inclui modelagem, análise integrada e estudo de cenários dos impactos econômicos, sociais e ambientais dos sistemas de produção de bovinos de
corte.
O projeto do banco de dados foi apresentado durante um workshop realizado em Brasília-DF, em março deste ano, pela pesquisadora da referida unidade, Sílvia Maria Fonseca Silveira Massruhá. "A idéia é apresentar as informações de forma que todos os envolvidos possam usar os mesmos dados em análises integradas" explica Sílvia.
Outro plano de ação, em modelagem e simulação, vai desenvolver técnicas para ajudar nas etapas de análise e está sob a responsabilidade do pesquisador Marcelo Gonçalves Narciso, também da Embrapa Informática Agropecuária.
O projeto
O Avisar (Avaliação dos Impactos Ambientais, Econômicos e Sociais dos Sistemas de Produção de Bovinos de Corte no Cerrado, Amazônia e Pantanal), liderado pela Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem como objetivo tornar viáveis soluções tecnológicas para uma bovinocultura de corte competitiva, porém com ganhos sociais e econômicos mais eqüitativos. Também visa o uso racional do meio ambiente, com a manutenção da biodiversidade e seus serviços.
Esse projeto é multidisciplinar e conta com uma equipe de mais de cem pesquisadores, de diversas instituições, como universidades e organizações não governamentais.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE participa com o fornecimento dos dados da produção pecuária municipal de 2007 e do censo agropecuário de 2007.
Várias unidades da Embrapa também estão envolvidas, como a Embrapa Pantanal (Corumbá, MS), Embrapa Acre (Rio Branco), Embrapa Amazônia Oriental (Belém), Embrapa Gado de Corte (Campo Grande), Embrapa Rondônia (Porto Velho), Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) e a Secretaria de Gestão e Estratégia - SGE da empresa.
Fonte: Nadir Rodrigues Pereira (MTb/SP 26.948)
Embrapa Informática Agropecuária
Fecomércio-RO convida a população para audiência pública sobre queimadas em Candeias do Jamari
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio de Rondônia será parceiro da Prefeitura e da Câmara Municipal de Candeias do Jamari na realizaç
Com o lançamento da fase de resposta da Operação Verde Rondônia 2025 (OVR) nesta segunda-feira (2), o governador Marcos Rocha reafirma seu compromis
Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025
Rondônia está se aproximando do período de estiagem, o chamado “verão amazônico’’, que se estende de junho a novembro, onde as chuvas são escassas e a
Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão