Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

EMBRAPA: IMPACTOS DA PECUÁRIA AMAZÔNIA



Projeto analisa impactos da expansão pecuária no norte e centro-oeste  

Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) está desenvolvendo um banco de dados -"data warehouse"- que permitirá a análise de informações coletadas nos últimos dez anos na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal.

Os dados vão mostrar o impacto da bovinocultura e subsidiar a criação de políticas públicas específicas para o setor. Esse subprojeto inclui modelagem, análise integrada e estudo de cenários dos impactos econômicos, sociais e ambientais dos sistemas de produção de bovinos de
corte.

O projeto do banco de dados foi apresentado durante um workshop realizado em Brasília-DF, em março deste ano, pela pesquisadora da referida unidade, Sílvia Maria Fonseca Silveira Massruhá. "A idéia é apresentar as informações de forma que todos os envolvidos possam usar os mesmos dados em análises integradas" explica Sílvia.

Outro plano de ação, em modelagem e simulação, vai desenvolver técnicas para ajudar nas etapas de análise e está sob a responsabilidade do pesquisador Marcelo Gonçalves Narciso, também da Embrapa Informática Agropecuária.

O projeto

O Avisar (Avaliação dos Impactos Ambientais, Econômicos e Sociais dos Sistemas de Produção de Bovinos de Corte no Cerrado, Amazônia e Pantanal), liderado pela Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tem como objetivo tornar viáveis soluções tecnológicas para uma bovinocultura de corte competitiva, porém com ganhos sociais e econômicos mais eqüitativos. Também visa o uso racional do meio ambiente, com a manutenção da biodiversidade e seus serviços.

Esse projeto é multidisciplinar e conta com uma equipe de mais de cem pesquisadores, de diversas instituições, como universidades e organizações não governamentais.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE participa com o fornecimento dos dados da produção pecuária municipal de 2007 e do censo agropecuário de 2007.

Várias unidades da Embrapa também estão envolvidas, como a Embrapa Pantanal (Corumbá, MS), Embrapa Acre (Rio Branco), Embrapa Amazônia Oriental (Belém), Embrapa Gado de Corte (Campo Grande), Embrapa Rondônia (Porto Velho), Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP) e a Secretaria de Gestão e Estratégia - SGE da empresa.

Fonte: Nadir Rodrigues Pereira (MTb/SP 26.948)
         Embrapa Informática Agropecuária

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha “Folião Vira Árvore” no IFRO Calama

A Ecoporé realiza nesta sexta-feira, 5 de dezembro, com  concentração às 15h, no IFRO Campus Calama, o segundo mutirão de plantio da campanha Para

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Durante a Agrotec 2025, iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, os Caiaqueiros que participaram da corrida de voadeiras também realizaram uma ação am

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

Ação ‘Somos Todos Guaporé’ recolhe 2 toneladas de resíduos e reforça consciência ambiental em Pimenteiras do Oeste (RO)

A ação Somos Todos Guaporé realizou mais uma expedição de limpeza no Rio Guaporé, em Pimenteiras do Oeste (RO), entre os dias 23 e 28 de novembro. A

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia nas iniciativas regionais

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) apresentou em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Partes (COP30), a

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)