Segunda-feira, 5 de setembro de 2011 - 16h41
As pimentas têm várias formas de preparo e consumo em todo mundo. Doces ou picantes podem ser processadas na forma de pó, flocos, picles, molhos líquidos, conservas de frutos inteiros, geleias, entre outros. As picantes também são utilizadas pela indústria farmacêutica na composição de pomadas para artrose e artrite e pela indústria de cosméticos em vários produtos de beleza. A capsaicina, substância responsável pela pungência da pimenta, é ainda utilizada como arma na forma de spray pela polícia de muitos países.
Com o objetivo de ampliar a articulação e integração dos diversos segmentos da cadeia produtiva, identificar perspectivas, oportunidades e tendências de mercado, além de divulgar a realidade local e nacional do agronegócio pimenta e pimentão, é que serão realizados o IV Encontro Nacional do Agronegócio Pimenta e Pimentão, o II Seminário de Pimentas de Monte Carmelo e o lançamento do Selo de Sustentabilidade, concedido àqueles que utilizam práticas sustentáveis na produção.
Esses eventos acontecerão na cidade de Monte Carmelo-MG, nos dias 8 e 9 do corrente mês de setembro. Serão organizados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER-MG, Prefeitura de Monte Carmelo e Associação dos Produtores de Pimenta de Monte Carmelo e Região Monte Carmelo. Durante esse Encontro serão apresentadas as cultivares de Pimenta BRS Moema, BRS Seriema e BRS Mari, desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças.
A BRS Moema, cultivar de pimenta do grupo conhecido popularmente como “biquinho”, apresenta alta produtividade, uniformidade de plantas e frutos sem ardume, ou seja, sem picância ou pungência. Os frutos apresentam coloração verde quando imaturos, alaranjada em fase de maturação e vermelha quando maduros. Nas condições de cultivo do Brasil Central, a colheita dos frutos maduros tem início cerca de 90 dias após o transplantio das mudas para o campo. Possui potencial tanto para o mercado de frutos frescos como para o processamento de conservas para aperitivos e geléias. Seus frutos são aromáticos, crocantes, saborosos e atendem consumidores que não gostam de ardor. Pode ainda ser utilizada como planta ornamental.
A BRS Seriema pertence ao grupo popularmente conhecido como “bode”, é muito aromática e além de apresentar boa produtividade tem frutos pequenos. A passagem de coloração do fruto imaturo para maduro apresenta a seguinte ordem: verde, verde arroxeado, laranja, vermelho e vermelho escuro. Nas condições de cultivo do Brasil Central, a colheita dos frutos maduros tem início cerca de 90 dias após o transplante das mudas para o campo. É indicada para o processamento em forma de conservas e também para o mercado in natura. Seus frutos são aromáticos, pequenos (facilitando o envase) e saborosos. Processados em forma de conserva mantêm-se rígidos e com coloração vermelha.
A BRS Mari é uma cultivar tipo "dedo-de-moça", que apresenta frutos com elevada pungência, alta produtividade e excelente uniformidade de planta e frutos. Os frutos, alongados e pendentes, apresentam coloração verde amarelada quando imaturos e vermelha quando maduros. Nas condições de cultivo do Brasil Central, a colheita dos frutos tem início cerca de 70 dias após o transplante. O alto grau de homogeneidade e a uniformidade de plantas e frutos dessa cultivar merecem destaque. Também tem um grande potencial para ser utilizada na produção de pimenta calabresa, pois seu alto conteúdo de capsaicina é altamente desejável para a indústria frigorífica e de embutidos. Seus frutos podem ser utilizados tanto para consumo fresco como para processamento na forma de molhos líquidos e desidratados em flocos com as sementes (pimenta calabresa). Em condições de clima e solo favoráveis, chega a produzir 35 t/ha no período de 6 meses, quando cultivada segundo as recomendações da Embrapa.
A Pimenta – Conhecida no Brasil desde o descobrimento, e devido à grande diversidade, pode-se afirmar que as tribos indígenas nativas cultivavam e colhiam essa especiaria. De acordo com a EMATER-DF, o consumo per capita de pimenta no Brasil, somando-se o consumo direto (o próprio fruto) e indireto (como tempero em alimentos), é de aproximadamente 2 g por dia.
No IV Encontro Nacional do Agronegócio Pimenta e Pimentão a integração entre entidades públicas e privadas proporcionará aos participantes uma rica experiência que contribuirá para o setor produtivo e orientará as pesquisas no campo da Ciência e Tecnologia.
Informações sobre aquisição de Sementes:
Unidade de Produção da Embrapa Transferência de Tecnologia em Brasília
Estrada Parque Contorno Taguatinga/Gama Km 03
Fazenda Sucupira - Caixa Postal 6840
CEP: 71.720.971 - Brasília-DF
Fone: (61) 3333-7878
E-mail: enbsb.snt@embrapa.br
Informações sobre as cultivares:
Embrapa Hortaliças
Rodovia BR 060, Km 09
CEP 70359-970 – Gama – DF
Caixa Postal 218
Fone: (61) 3385-9000; Fax: (61) 3556-5744
E-mail: sac@cnph.embrapa.br
Site: www.cnph.embrapa.br
Fonte: Lucas Tadeu Ferreira (MTb-DF 3032 e Conrerp-DF 620) e Isaac Leandro de Almeida, com a colaboração de Hugo Dias da Costa Villas Bôas.
Embrapa Transferência de Tecnologia
Fecomércio-RO convida a população para audiência pública sobre queimadas em Candeias do Jamari
O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Instituto Fecomércio de Rondônia será parceiro da Prefeitura e da Câmara Municipal de Candeias do Jamari na realizaç
Com o lançamento da fase de resposta da Operação Verde Rondônia 2025 (OVR) nesta segunda-feira (2), o governador Marcos Rocha reafirma seu compromis
Rondônia se prepara para enfrentamento da estiagem de 2025
Rondônia está se aproximando do período de estiagem, o chamado “verão amazônico’’, que se estende de junho a novembro, onde as chuvas são escassas e a
Na manhã desta sexta-feira, 9 de maio, a comunidade de Nova Mutum Paraná se mobilizou em uma grande ação de cidadania e cuidado coletivo: o Mutirão