Sexta-feira, 12 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Meio Ambiente

Em Costa Marques, ações de combate a incêndios florestais são intensificadas


Em Costa Marques, ações de combate a incêndios florestais são intensificadas  - Gente de Opinião

A operação de combate ao incêndio em Costa Marques segue em andamento, com a previsão de intensificação das atividades durante a noite, quando as condições são mais favoráveis. O governador de Rondônia, Marcos Rocha permanece atento e mobilizando o Corpo de Bombeiros Militar para garantir que a situação seja controlada o mais rapidamente possível.

Á força-tarefa composta por militares do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), que tem se dedicado no combate a um incêndio florestal de grandes proporções na Linha-64 da BR-429, em Costa Marques. A operação, iniciada no dia 22 de agosto, conta com o uso de maquinários pesados, caminhões-pipa e a colaboração de numerosos voluntários, evidenciando o esforço conjunto para conter as chamas que ameaçam a região.

Marcos Rocha ressaltou a importância das ações rápidas e estratégicas que estão sendo implementadas pela equipe. "O incêndio que atinge Costa Marques é uma situação crítica que demanda um trabalho coordenado e eficaz. Nossos bravos bombeiros, em parceria com a comunidade local, estão demonstrando um verdadeiro exemplo de dedicação e compromisso com a proteção do nosso meio ambiente e das famílias que vivem na área afetada".

Em Costa Marques, ações de combate a incêndios florestais são intensificadas  - Gente de Opinião

O governador também destacou a construção de um aceiro de 4 quilômetros, realizado pela força-tarefa, que tem sido uma medida essencial para limitar a propagação do fogo. "As técnicas de combate, como a construção do aceiro e o uso de fogo contra fogo, são ações estratégicas que demonstram a competência e o preparo dos nossos bombeiros, que enfrentam um grande desafio em condições adversas, como o vento forte e a seca que assolam a região".

As ações de enfrentamento de emergências e proteção ambiental são desenvolvidas pelo governo do estado através da Operação Verde Rondônia, que atua ainda com outras medidas preventivas e de conscientização, como o Plano de Gestão Ambiental de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais, executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

MPRO discute prevenção a incêndios e possíveis impactos do super El Niño em Rondônia durante reunião no TCE

Os possíveis impactos do fenômeno climático Super El Niño em 2026 e as estratégias de prevenção, combate e resposta a incêndios florestais e eventos

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus sedia lançamento de obra nacional sobre justiça climática e socioambiental

Manaus foi palco, nesta terça-feira (09/06), do lançamento da obra coletiva que documenta a atuação da Defensoria Pública na Conferência das Nações

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Fenômeno natural El Niño aumenta risco de queimadas durante a estiagem em Porto Velho

Estudos realizados pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e demais órgãos de monitoramento climático apontam

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

Na Semana do Meio Ambiente, governo de RO promove ações integradas de conscientização ambiental em Porto Velho

A Semana do Meio Ambiente segue reunindo uma série de ações voltadas à conscientização ambiental e à preservação dos recursos naturais em diferentes

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)